Cai o número de roubos e furtos de veículos em Manaus, segundo dados da SSP-AM
Nos cinco primeiros meses do ano, o número de veículos roubados e furtados em Manaus foi menor que em 2017, de acordo com dados revelados pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM). Neste período, houve queda de 43,4% nos furtos e 37,8% nos roubos em relação aos cinco primeiros meses do ano passado.
De acordo com responsável pela Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Veículos (DERFV), delegado Rafael Allemand, essa redução é reflexo das investigações e apreensões de envolvidos nas vendas dos veículosroubados ou furtados.
“Estamos concentrados em prender os ‘cabeças’, como despachantes, falsificadores de documentos e aqueles que fazem adulteração das placas e chassis de veículos. Houve muitas prisões desse tipo neste ano”, afirmou o delegado.
Entre janeiro e maio deste ano, foram registrados 967 furtos a veículos em Manaus, contra 1.711 ocorrências de igual período do ano passado. O mês de maior queda foi maio, com 174 registros e uma redução de 55% em relação a maio do ano anterior.
Já sobre os roubos, os números do Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp) indicam 1.405 registros até maio 2018, contra 2.262 de janeiro a maio do ano passado. A maior queda também foi registrada no mês passado, com um recuo de 57% em relação a maio de 2017 –270 contra 640.
Veículos recuperados – Além das investigações da Polícia Civil (PC) e das recuperações feitas diariamente pela Polícia Militar, a Secretaria de Segurança Pública tem coordenado operações integradas para a recuperação deveículos, envolvendo também a PM, Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e Secretarias Executivas Adjuntas de Operações (Seaop), de Inteligência (Seai) e de Planejamento e Gestão Integrada (Seagi).
Neste ano, as forças de segurança pública do Estado recuperaram 1,1 mil veículos, conforme dados consolidados até o mês de maio. Os dados de junho ainda estão sendo compilados, mas as operações das polícias resultaram em novas recuperações.
No interior, as operações especiais resultaram na recuperação de 72 veículos com restrição de roubos e furtos. Em uma ação nos municípios de Urucará, São Sebastião do Uatumã e Itapiranga, a Polícia Civil, com apoio da Seaop, recuperou 53 motocicletas e três carros roubados ou furtados na capital amazonense. As investigações duraram cerca de um mês e um trabalho investigativo com os peritos do Instituto de Criminalística (IC) identificou a procedência criminosa das motocicletas e automóveis com o chassi adulterado.
Também em junho, a PC deflagrou a operação “Desmonte Legal”, que resultou na prisão em flagrante de um homem de 47 anos, dono de uma oficina mecânica na Avenida Cosme Ferreira, bairro São José Operário, zona leste, por receptação qualificada. Foram apreendidos veículos com restrições de roubos, furtos ou alienados de agências bancárias, que foram desmanchados para que as peças fossem vendidas.