Alunos do curso de Unidades Especializada de Fronteiras recebem instrução sobre identificação de fraude veicular

(Foto: Divulgação/SSP-AM)
Na manhã desta quinta-feira (26/05), os alunos do Curso de Unidades Especializadas de Fronteiras, realizado pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), por meio do Instituto de Ensino de Segurança Pública (Iesp), em parceria com a Secretaria de Gestão e Ensino em Segurança Pública (Segen), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), receberam instruções da disciplina Identificação Veicular e Principais Fraudes Associadas, voltada para a identificação de fraude em veículos automotores.
Conforme o instrutor da disciplina, perito Charles Cipriano, as atividades têm a finalidade de instruir os primeiros passos de uma abordagem ao veículo, tendo em vista a importância de que o profissional de Segurança Pública esteja apto a identificar qualquer irregularidade em seus sinais identificadores.
“Normalmente os veículos roubados são adulterados, ou seja, troca a placa, mexe no chassi, na parte de identificação do carro. Então, o objetivo é instruir os colegas que vão principalmente para o interior que têm dificuldades logísticas, de informação e internet. Portanto, a finalidade é saber o primeiro passo é o que fazer com apenas o veículo na mão”, disse.
Programação
O curso, que dá continuidade às ações de capacitação do Programa Nacional de Segurança nas Fronteiras e Divisas (Vigia) começou na última terça-feira (24/05) e se estende até o dia 6 de junho.
As próximas atividades contarão com as disciplinas de procedimentos frente a ocorrências fronteiriças, tiro policial, natação utilitária, policiamento em embarcação, princípios de sobrevivência, entre outros.