PC prende dono e tripulantes de embarcação com 70 quilos de drogas
Equipes do Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO) da Polícia Civil do Estado interceptaram na manhã desta quinta-feira (23/5), por volta das 10h, uma embarcação no Rio Solimões, usada para transportar substâncias entorpecentes de Maraã para Manaus. Durante a ação, quatro pessoas foram presas e cerca de 70 quilos de drogas, entre cocaína e maconha do tipo skunk, foram apreendidos.
O dono da embarcação, Manuel Cláudio Sousa da Silva, 53; o motorista de máquina Clebio Batista dos Santos, 40; o comandante Raimundo Nonato Leitão, 75, e a cozinheira Maria Zaina Rodrigues Lopes, 46, foram presos e apresentados durante coletiva de imprensa realizada na noite desta quinta-feira (23/5), às 19h, no prédio da Delegacia Geral, zona centro-oeste da cidade.
De acordo com o delegado Sinval Barroso, diretor do DRCO, o flagrante ocorreu na embarcação Barão do Juruá, pertencente a Manuel Cláudio. A autoridade policial ressaltou que a ação faz parte do desdobramento de prisões efetuadas pela equipe do departamento no dia 29 de abril deste ano, quando três pessoas, incluindo um ex-vereador de Maraã, foram presas por envolvimento com o tráfico de drogas.

“Na ocasião, prendemos Eucias Pereira Tibúrcio, 48, ex-vereador da cidade de Maraã; Josias Alves Barbosa, 29, e Mozaniel Ambrósio de Souza, 39, e apreendemos 30 quilos de maconha do tipo skunk. O trio foi preso na avenida Joaquim Nabuco, bairro Centro, zona sul da capital”, recordou Barroso.
O diretor do DRCO enfatizou que a embarcação apreendida na manhã desta quinta-feira (23/5) estava sendo monitorada por transportar entorpecentes para a capital amazonense. “Quando as equipes policiais chegaram ao barco, encontraram 63 tabletes de drogas, totalizando cerca de 70 quilos de substâncias entorpecentes, escondidos na sala do leme, que estava com acesso bloqueado por tambores de água. Também apreendemos seis aparelhos celulares durante a ação”, disse.
Para concluir, Sinval Barroso destacou que Clebio, Maria Zaina, Manuel e Raimundo foram autuados em flagrante por tráfico de drogas, associação para o tráfico de drogas e organização criminosa.
FOTOS: Fernanda Melo / PC-AM.