Rede de Comércios Protegidos será criada pela 25ª Cicom no combate à criminalidade
Para tornar mais próximo o contato com a população e utilizar ferramentas tecnológicas para melhorar o trabalho dos policiais militares, a 25ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom) vai implantar o programa ‘Rede de Comércios Protegidos’. Inicialmente na forma de um projeto piloto, a proposta é criar uma rede de troca de informações entre polícia e comerciantes.
Em um primeiro momento, a ‘Rede de Comércios Protegidos’ vai reunir, em um grupo de WhatsApp, donos de comércios da Avenida Itacolomi, no bairro Armando Mendes. Posteriormente, comerciantes das Avenidas Autaz Mirim e Cosme Ferreira também serão incluídos. A companhia atende, ainda, o bairro Zumbi e parte do Distrito Industrial.

De acordo com o comandante da 25ª Cicom, major Elyson dos Santos, a ideia foi importada de outra companhia, onde o comandante atuou, e surgiu a partir da análise da mancha criminal do bairro e da necessidade de intensificar ações nas principais ruas comerciais da área. O major explicou como o trabalho irá funcionar.
“Baseado em um grupo de WhatsApp, em que estarão policiais e comerciantes, vamos receber informações sobre ocorrências e suspeitos e repassaremos informações e dicas de segurança, agilizando esse contato entre comunidade, polícia e comerciantes”.
Nas próximas semanas, serão realizadas visitas aos comércios e reuniões com os proprietários e funcionários para que as orientações sobre o programa sejam repassadas e as demandas conhecidas.
Funcionária de uma padaria na Avenida Itacolomi, Antônia Costa chega ao trabalho todos os dias às 4h30 da manhã, há três anos. Para ela, a presença mais próxima da polícia trará mais tranquilidade. “Eu acho a iniciativa muito importante porque estamos em uma área vermelha e precisamos dessa segurança maior”, disse.
A proximidade da comunidade e a participação da mesma, com denúncias, são apontadas pelo comandante como importantes para que o policiamento seja mais eficiente, especialmente no combate aos roubos, furtos e tráfico de drogas. Para isso, a companhia disponibiliza, também, o telefone 98842-2911 para contato direto com os policiais.