Cerca de cinco mil alunos participam de palestras do projeto João & Maria

Aproximadamente cinco mil alunos de 25 escolas estaduais em todas as zonas de Manaus participaram, na tarde dessa quinta-feira (8/3), da primeira ação de combate à violência contra criança, adolescente, idosos e mulheres do projeto ‘João & Maria’. A iniciativa, que conta com a parceria de diversas secretarias estaduais, associações comunitárias e o Ministério Público do Trabalho (MPT), vai percorrer mais de 200 escolas públicas da capital para conscientizar a população sobre o combate à violência contra parcelas vulneráveis da população. Nesta sexta-feira (9/3), mais 25 escolas receberão ações do projeto.
O projeto João & Maria promove palestras educacionais com foco no combate à violência desses segmentos. Segundo o vice-governador e secretário estadual de Segurança Pública, Bosco Saraiva, o projeto se estenderá até o mês de abril, em toda a capital amazonense, para chamar a atenção das famílias no combate a esses tipos de violência. “A segurança é um dever de todos nós. E, portanto, esse ciclo de palestras que serão realizadas por essas mulheres civis e militares durante o período, entre março e abril, na cidade de Manaus dá conta exatamente da mobilização de toda a sociedade para combater esses tipos de violência”, destacou o vice-governador.
As palestras serão realizadas semanalmente com alunos, pais e professores, buscando a sensibilização sobre o tema. A ação é coordenada pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) com o apoio da Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino (Seduc), Secretaria Executiva de Política para Mulheres da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (SEPM/Sejus), e realizada em parceria com o MPT e com os Conselhos Estaduais dos Direitos do Idoso, da Mulher e das Crianças e do Adolescente.
“A ideia é aproximar a sociedade das polícias civil e militar por meio do reconhecimento dos seus direitos e tê-los como parceiros, para que em qualquer situação de violação de direitos eles saibam a quem procurar”, disse a titular da Secretaria de Assistência Social (Seas), Auxiliadora Abrantes.
O estudante do segundo ano da Escola Estadual Vasco Vasques, Calos Moisés, 17, localizada no bairro Jorge Teixeira, zona leste de Manaus, disse que adquirir conhecimento sobre o tema abordado é de extrema importância para a construção de um futuro melhor para a sociedade. “O que estamos aprendendo aqui é essencial também para formar pessoas, já que futuramente iremos compartilhar com nossos filhos e netos”, destacou Moisés.
De acordo com o coordenador do projeto João & Maria, Guilherme Sette, a estratégia da ação é abordar dois objetivos principais. “O primeiro objetivo é incentivar a denúncia, porque nós sabemos que existe uma demanda reprimida de denúncias desses tipos de violência. O segundo objetivo é desconstruir paradigmas que ainda estão enraizados dentro da comunidade que é a cultura da violência, ainda muito presente dentro da nossa sociedade”, afirmou Sette.
FOTO: Bruno Zanardo / Secom