Governador Wilson Lima entrega mais de 100 fuzis para as forças de segurança

O governador do Amazonas, Wilson Lima, realiza nesta segunda-feira (14/09) uma solenidade para a entrega de um pacote de investimentos ao sistema de segurança pública, que inclui novas armas, computadores e Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) de prevenção à Covid-19. Na área bélica, serão 111 fuzis, 701 granadas, 51 escudos e 40 capacetes balísticos, além de 15 mil munições. No campo tecnológico, o governo está entregando 500 computadores.

O pacote de novos investimentos é direcionado à melhoria do trabalho policial em todo o estado, com atenção especial a região de fronteiras, e é oriundo de doações do governo federal, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, e de aquisições feitas pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).

A ação em parceria entre o governo do Amazonas e o Governo Federal reforça o alinhamento estratégico na busca de soluções na área de segurança pública. A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas vem buscando atingir os Objetivos Estratégicos propostos pela Secretaria Nacional de Segurança Pública, o que pode ser evidenciado no momento em que é feito um complemento de materiais necessários à execução das atividades operacionais do 8º Batalhão de Polícia Militar de Tabatinga, dentre outras ações que vão beneficiar a segurança pública estadual.

A entrega dos equipamentos ocorrerá, às 8h30, na Arena da Amazônia, no bairro Dom Pedro, na zona centro-oeste da capital amazonense.

Wilson Lima vai entregar 105 fuzis IA2, 315 carregadores, cinco fuzis M-15, um fuzil AR10, quatro lançadores, além de 15.500 munições de diversos calibres, 701 granadas de diversos tipos, 40 capacetes balísticos, 51 escudos balísticos, entre outros itens.

Com recursos da ordem de R$ 2,9 milhões oriundos do Programa de Despesas da Capital (Prodecap), financiamento do Banco do Brasil, a SSP-AM vai promover o reaparelhamento tecnológico em diversas unidades do sistema de segurança pública. Delegacias da Polícia Civil, Companhias Interativas Comunitárias da Polícia Militar, entre outros departamentos do Corpo de Bombeiros e da própria SSP em todo o estado serão beneficiados com os mais de 500 computadores.

 Combate ao Covid-19

Durante a solenidade, o governador Wilson Lima também vai entregar EPIs para a proteção do novo coronavírus, que serão utilizados pelos servidores do sistema de segurança. Policiais militares e civis, bombeiros, agentes da polícia técnico-científica e do Departamento Estadual de Trânsito. Ao todo, serão 254 mil EPIs, entre álcool em gel, avental descartável, máscara cirúrgica, máscara de proteção facial, óculos de proteção individual e touca descartável. Os equipamentos são doações do governo federal.

Ao todo 111 fuzis, 701 granadas, 51 escudos, 40 capacetes balísticos e 15 mil munições foram entregues. (Foto: Tácio Melo/Secom)