24ª Cicom desenvolve modalidades de policiamento e ações de segurança direcionadas

Responsáveis pelo patrulhamento no Centro, Aparecida e Presidente Vargas, na zona sul de Manaus, a 24ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom) desenvolve três modalidades de policiamento ostensivo e preventivo, além de ações pontuais em locais com maior índice de criminalidade. Policiamento a pé feito pelo “Cosme e Damião”, de bicicletas e motocicletas nas áreas de difícil acesso e a ação ‘Monte Cristo’, que atua especialmente nas áreas de terminais de ônibus e praças e visa prevenir furtos.

Nos dois primeiros meses de 2018, a Cicom registrou cem ocorrências, dentre elas, 36 flagrantes em janeiro e 32 em fevereiro. Além de apreensão de menores e ocorrências que viraram inquérito policial. Dentre os 32 flagrantes de fevereiro, 14 foram pelo crime de roubo, 11 de furto e cinco de tráfico de drogas, além da apreensão de arma de fogo e arma branca, sendo essa última a mais utilizada pelos criminosos para cometer roubos e furtos.

De acordo com o comandante da 24ª Cicom, major Franklin Terto, as áreas atendidas pela companhia são complexas, pois abrangem uma gama de situações que envolvem questões sociais e criminais. Desde a região portuária da cidade, até o maior foco do comércio, lojistas e turistas, com uma grande concentração de pessoas de todas as partes da cidade que, diariamente, frequentam o Centro.

“Nós dividimos nosso policiamento de três formas: policiamento motorizado, policiamento a pé e o policiamento de bicicletas. O motorizado funciona bem no bairro de Aparecida e Presidente Vargas e nas extremidades do Centro. Na área interna, nós buscamos utilizar motocicletas, que é de fácil deslocamento e acessa melhor os locais das ocorrências”, explicou.

Segundo o comandante, o “Cosme e Damião”, trabalho feito por uma dupla de policiais a pé e que já é considerado tradição no Centro, é patrulhamento preventivo efetivo. Ele é implantado nos principais pontos indicados pela mancha criminal com incidência de crimes, como no terminal de ônibus, além da proximidade do garajão. A ação ‘Monte Cristo’ tem como objetivo reforçar o policiamento.

“Ela é direcionada aos locais de maior incidência, em que há um clamor popular maior, que é enviada para acalmar a situação. Tem um oficial que fica a frente, responsável por essa ação e quem vem realizando um trabalho com bastantes resultados em locais que atuamos”, afirmou o major Terto.

Outro policiamento realizado na área é o ciclopatrulhamento, que é focado para áreas turísticas como a região do Teatro Amazonas.

Para denúncias e informações, a 24ª Cicom disponibiliza o telefone (92) 98842-1548. A unidade policial fica ao lado do 24º DIP, na Avenida Manaus Moderna com Lima Bacuri, no centro.