SSP-AM participa de viodeoconferência para alinhamento das ações da operação Guardiões do Bioma 2 no estado

O secretário de Segurança Pública do Amazonas, general Carlos Alberto Mansur, participou, na tarde desta segunda-feira (07/03), de uma videoconferência com a Secretaria de Operações Integradas (Seopi), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), para alinhar as ações nos municípios do sul do estado contra o desmatamento. As ações fazem parte da operação Guardiões do Bioma 2, do Governo Federal, que será integrada novamente junto às ações da operação Tamoiotatá 2, do Governo do Estado.
As ações da operação federal serão focadas, este ano, em crimes como desmatamento, manutenção nas fiscalizações de queimadas e em áreas de garimpo ilegal. Além do general Mansur, participaram da videoconferência o titular da Secretaria Executiva-Adjunta de Planejamento e Integrada (Seagi), coronel Almir Cavalcante, e o coordenador do Gabinete de Gestão Integrada de Fronteiras, tenente-coronel Lima Junior.
De acordo com o secretário de Segurança Pública, explicou que essa primeira fase da operação Guardiões do Bioma 2 será apenas de domínio federal. “A primeira fase será a nível federal, a partir já de março. E já em uma segunda fase, em abril, com a presença dos estados”, explicou. O general Mansur disse ainda que, segundo o Ministério da Justiça, uma das seis bases da operação ficará no município de Humaitá (a 590 quilômetros de Manaus).
Em setembro do ano passado, as ações das operações Guardiões do Bioma e Tamoiotatá também aconteceram de forma integrada, com a chegada de agentes da Força Nacional no sul do Amazonas.
Além do Amazonas, participaram da videoconferência, realizada pelo MJSP, representantes da Segurança Pública do Pará, Acre, Mato Grosso e Rondônia.