Alunos do Curso de Formação da PC-AM recebem comitiva da Corregedoria-Geral da SSP-AM

(Foto: Divulgação/SSP-AM)
Entre a última sexta-feira (11/11) e sábado (12/11), os alunos do Curso de Formação da PC-AM receberam instrução de defesa pessoal e a visita de uma comitiva da Corregedoria-Geral da SSP-AM como parte das atividades de ensino do curso.
Pela primeira vez na história, a Corregedoria-Geral da SSP-AM participa com a disciplina Identidade e Cultura da Organização PCAM, exclusiva nos planos de ensino dos cursos de formação. Por essa razão, os alunos do Curso de Formação Profissional da Polícia Civil 2022 receberam a visita da corregedora-geral adjunta da SSP-AM, delegada Rita Tenório, com o intuito de articular sobre a disciplina.
O encontro ocorreu na sede do Instituto Integrado de Ensino de Segurança Pública (IESP), da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), localizado no Distrito Industrial I, zona sul de Manaus.
Na ocasião, a delegada, na companhia do diretor-geral do IESP, coronel Audo Albuquerque, além do professor do Instituto, delegado Leonardo Portela, prestaram as boas-vindas e parabenizaram os alunos do curso que é coordenado pela SSP-AM, por meio do IESP.
Durante a visita os alunos foram orientados quanto à conduta que deve ser seguida como profissionais para estabelecer uma boa atuação e cumprir com êxito o dever de disciplinar, fiscalizar e orientar as atividades desenvolvidas pela Polícia Civil nas funções competentes às respectivas áreas de atuação em prol de um serviço eficaz para a sociedade.
Instrução de defesa pessoal
A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), por meio do Instituto Integrado de Ensino de Segurança Pública (IESP), realizou, no sábado, instrução prática de Defesa Pessoal para a turma de delegados do Curso de Formação da Polícia Civil 2022.
O treinamento ocorreu na sede da Delegacia Geral da Polícia Civil, localizada no bairro Dom Pedro, zona centro-oeste de Manaus, e teve o objetivo de instruir com o uso progressivo da força seguindo os princípios éticos.
Na ocasião os alunos praticaram técnicas de defesa aos golpes técnicos de mata leão, guilhotina, gravata lateral e enforcamento, além de outras situações corriqueiras no exercício da profissão.
O instrutor da atividade, investigador de Polícia Mauro Moura, ressaltou a importância da Defesa Pessoal, que pode ser o diferencial em situações de risco.
“A partir do momento que o policial está com o armamento tem que proteger a sua vida e a vida de outras pessoas. E às vezes nem sempre podemos defender só com arma de fogo, em muitos dos casos, não há tempo nem de usar o armamento. Na primeira reação é bem mais importante que seja uma defesa ou um ataque”, disse o investigador.
Método
O policial explicou, ainda, que a autodefesa tem como princípio a proteção do armamento, visto que, em situações de perigo, é preferível que o profissional seja atingido fisicamente do que ter sua arma subtraída. Quando se trata de desarmamento, esta é a última opção.