SSP faz balanço da operação “Copa do Mundo”

A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) divulgou ontem (27) o balanço da operação Copa do Mundo em Manaus. No período de 12 a 25 de junho foram registradas 17 ocorrências envolvendo turistas, a maioria por perda ou extravio de documentos .
No perímetro de segurança previsto pela Federação Internacional de Futebol (FIFA) que incluía pontos turísticos, Arena da Amazônia, Fan Fest, Aeroporto, Rodoviária não houve casos de ocorrências graves.Em toda a cidade foram registradas 3.058 ocorrências. Já em 2013, nesse mesmo período, esse número foi de 3.619, uma redução de 3.9%.
Durante as ações das polícias Militar, Civil e Federal foi apreendida uma tonelada de droga. Uma das apreensões ocorreu no dia 12 de junho.A Secretaria-Adjunta de Inteligência (Seai), com o apoio do grupo Fera (Força Especial de Resgate e Assalto), da Polícia Civil, prendeu uma quadrilha ligada ao presidiário José Roberto Fernandes Barbosa, o “Zé Roberto da Compensa”, com cerca de 200 quilos de cocaína.
A operação do sistema de Segurança Pública na cidade e na Arena da Amazônia envolveu cerca de 5 mil servidores do Estado e de órgãos estaduais, federais e municipais integrantes do Plano Operacional Integrado, sob a coordenação do Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICC-R).
Só da Polícia Militar, responsável pela triagem de todo o público que entrou no perímetro de segurança da Arena, foram empregados cerca de 1.200 policiais, em acréscimo ao efetivo que já é empregado no policiamento ordinário do programa Ronda no Bairro.
O coordenador das operações a partir do CICC-R, coronel Dan Câmara, disse que o aparato de segurança contou com o valioso apoio de câmeras de monitoramento na área da Arena da Amazônia, no Fan Fest e em 18 pontos de interesse do plano de segurança. “Nesses locais, empregamos quase 300 câmeras acompanhando toda a movimentação, auxiliando bastante a atuação das forças de segurança”, afirmou.
Além disso, o CICC-R empregou plataformas móveis de monitoramento e a supercâmera do imageador aéreo acoplada em helicóptero, que gera imagens em tempo real e em alta resolução para os coordenadores dos órgãos no comando e controle da operação. “O nosso vídeo wall de 11 metros de comprimento permitiu que tívessemos um perfeito acompanhamento também pelas câmeras do que estava sendo executado no terreno. Daí, a solução de qualquer problema foi facilitada”, afirmou.