SSP-AM realiza ‘Operação Pescador XI’ para combater roubos com motocicletas na zona Sul de Manaus
A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) realizou na tarde e noite desta quinta-feira (22) a XI fase da ‘Operação Pescador’, com objetivo de combater roubos com motocicletas em bairros da zona Sul de Manaus. A Operação foi realizada nos bairros Japiim, Cachoeirinha e Petrópolis.
Conforme levantamento da SSP-AM, 50,69% dos roubos em Manaus são praticados por pessoas utilizando motocicletas, seguido de roubo a pé e com carro, por isso a operação teve o intuito de reprimir a ação dos assaltantes em motos, identificar suspeitos e oferecer maior segurança à população.

De acordo com o secretário de Segurança Pública do Amazonas, Sérgio Fontes, as ações pretendem tirar a facilidade de infratores que alteram a rotina da cidade. “Temos que agir em cima dos nossos gargalos e roubos com motocicletas correspondem a cerca de 50% dos casos em Manaus, portanto essa fase da operação Pescador quer coibir esse crime e identificar possíveis infratores, aumentando a sensação de segurança na população”, explicou.
Nos três bairros foram realizadas abordagens a 262 pessoas, 91 motocicletas, das quais 3 foram apreendidas por irregularidades na documentação, e 2 ônibus. O resultado foi considerado satisfatório, segundo o secretário Sérgio Fontes. “Atingimos nosso objetivo, sabemos que isso causa uma repressão ao crime, uma tranquilidade maior ao cidadão e vamos continuar o trabalho, outros locais onde há registros de roubos com motocicletas devem receber as ações”, disse.
Nesta fase da operação foram envolvidos 60 servidores da SSP-AM, entre policiais civis, militares e federais, com 14 viaturas descaracterizadas, espalhadas nos três bairros atingidos pela Operação. Além disso, houve atuação de servidores da Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos (DERFV) e do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), que realizou notificações à motoqueiros em situação irregular.
A ‘Operação Pescador’ teve sua primeira fase deflagrada em julho de 2015, com ações contínuas de caráter repressivo para coibir os roubos e furtos em todas as zonas de Manaus.