SSP-AM promove ação social para idosos do curso de Inclusão Digital
A Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) realizou nesta sexta feira (22), a ação social “Amigos Solidários”, voltado para alunos do Projeto de Inclusão Digital. A ação foi coordenada pelo Programa de Redução da Violência e Combate ao Uso de Narcóticos e Entorpecentes (Previne), e foi realizado no IESP campus II do Instituto Médico Legal – IML, zona Norte de Manaus.
A iniciativa tem o objetivo de proporcionar aos 120 idosos participantes do projeto do Previne/SSP-AM, condições de elevar a autoestima e proporcionar a todos melhor qualidade de vida.
Para Minéia Veiga, coordenadora e psicóloga do projeto Inclusão Digital, essas ações são fundamentais para garantir bem estar aos alunos do curso. “Nós sabemos que por questões financeiras muitos não têm condições de pagar uma manicure, um cabelereiro, uma limpeza de pele e hoje, junto com nossos parceiros, estamos muito felizes por estar oferecendo esses serviços de forma gratuita”, disse.
Durante a programação foram oferecidos serviços dos seguimentos de saúde e estética, com: exames de glicemia, aferição da hipertensão arterial, exames preventivos, massoterapia, esmaltação, maquiagem, corte de cabelo e limpeza de pele.
A coordenadora do Previne, Edméia Holanda, ressaltou que a principal finalidade do projeto Inclusão Digital é ampliar o acesso de idosos à informática, aumentando a inclusão de pessoas da terceira idade no mundo virtual. “Além das aulas práticas de informática no curso de Inclusão Digital para terceira idade, o Previne promove essas ações para que o idoso se sinta inserido na sociedade. É uma forma de manter o bem estar deles”, comenta.
O curso é desenvolvido há oito anos pela SSP-AM e busca incentivar o idoso, por meio do uso das tecnologias, a prática de atividades sociais e físicas.