SSP-AM lança em Rio Preto da Eva projeto de combate à violência a grupos vulneráveis
O projeto ‘João e Maria’ foi lançado nesta quarta-feira (06/06) no município de Rio Preto da Eva (a 57 quilômetros de Manaus). Coordenado pelo Departamento de Prevenção à Violência da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), a iniciativa busca envolver a sociedade na luta contra a violência à criança, ao adolescente, ao idoso e à mulher. O município é o primeiro do interior do Estado a receber o projeto. Durante dois meses, serão realizadas palestras em 20 escolas municipais e estaduais.
Serão 28 palestrantes, que vão dialogar com a comunidade sobre as questões culturais que propagam a violência contra a população vulnerável, explicar as formas de violência mais comum contra cada grupo e mostrar como denunciar os crimes.
A meta é atingir 12 mil pessoas em Rio Preto da Eva por meio das palestras ministradas por 28 mulheres profissionais da área de segurança pública, das Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) e Guarda Municipal.
Além dos alunos das escolas onde serão ministradas as palestras, o objetivo é envolver pais, responsáveis e a comunidade em geral. Há parcerias com igrejas e centros comunitários.
O prefeito de Rio Preto, Anderson Sousa, destacou a importância do ‘João e Maria’ para o município e parabenizou o governador Amazonino Mendes pelo desenvolvimento e avanço do projeto. “Quando conheci o projeto, prontamente coloquei a Prefeitura à disposição para uma parceira. Entendemos que é melhor prevenir do que remediar, e é isso que o João e Maria traz. Estou confiante de que daqui sairá o exemplo para todo o Estado”, afirmou o prefeito na solenidade de lançamento do projeto, que ocorreu no Plenário Antonio Henrique de Aguiar, da Câmara Municipal de Rio Preto da Eva.
De acordo com o capitão da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), Guilherme Sette, coordenador do projeto, os órgãos de Segurança têm atuado não apenas na repressão, prendendo criminosos, mas também têm trabalhado na prevenção. “Existe um problema cultural e questões que vão além do policiamento. Por isso nós procuramos envolver as famílias”, disse.
Para o coordenador geral de operações da Seaop, tenente-coronel Bruno Azevedo, o ‘João e Maria’ se insere em uma das várias ações que o Governo do Estado tem tomado em termos de prevenção à violência.
Lançado no dia 8 de março, em Manaus, com a presença do governador Amazonino Mendes e do vice-governador Bosco Saraiva, o projeto João e Maria teve a primeira fase concluída em maio, com mais de 100 mil pessoas alcançadas em 233 palestras.
O projeto é realizado em parceria com as Secretarias de Educação (Seduc), Assistência Social (Seas) e Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), associações comunitárias e o Ministério Público do Trabalho (MTP).
FOTOS: BRUNO ZANARDO/SECOM