Homicídios caem 50% neste final de semana
A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) registrou sete homicídios de sexta-feira (26) até meia-noite de domingo (28), metade do que foi registrado no final de semana anterior. Do total, três mortes envolvem brigas familiares e os demais, consideradas execuções, tendo como principal motivação o tráfico de drogas.
No geral, houve redução de 20% das ocorrências de crimes em geral, nas áreas dos bairros das zonas Norte, Leste e Oeste, onde os órgãos do Sistema de Segurança Pública (Polícia Civil, Polícia Militar, Detran-AM, Corpo de Bombeiros e Departamento de Polícia-Técnico Científica) realizaram a segunda fase da operação Espectro.
Durante a operação, além do reforço no policiamento, o Corpo de Bombeiros notificou 37 estabelecimentos noturnos e interditou 12 por não possuírem o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVBC), que certifica que os locais atendem as exigências de segurança contra incêndio e em casos de pânico. Segundo levantamento da SSP-AM, não houve homicídios nas áreas específicas onde o policiamento foi reforçado.

De acordo com o secretário de segurança pública, Sérgio Fontes, as ações fazem parte da nova estratégia da SSP-AM e órgãos de segurança para reduzir os homicídios. “Estamos fazendo um esforço conjunto para levar a sensação de segurança merecida à população. Com certeza vamos fazer outras ações grandes como esta, e até operações pontuais, para coibir ações criminosas de todos os segmentos”, ressaltou.
O Departamento de Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) apreendeu 48 veículos em situações irregulares (37 motos e 11 carros ), e emitiu 81 autos de infrações, a maioria devido os condutores estarem sem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou com documentação de veículo em atraso. A Polícia Civil do Amazonas informou que durante todo o final de semana, foram conduzidos aos Distritos Integrados de Polícia (DIPs), 64 flagrantes. Grande parte pelos crimes de tráfico de drogas, roubo e furto.

Crimes familiares – No bairro Colônia Terra Nova, zona Norte, Valdeir Viana de Siqueira, 25, foi morto por arma branca dentro da casa dele pelo cunhado após discussão. Na zona Leste, no Mauazinho, Jonas Campos do Amaral, 61, também foi morto por arma branca dentro da própria casa. O suspeito do crime é o filho dele, Jonas Júnior Campos do Amaral, que conseguiu fugir em um táxi depois do crime, segundo testemunhas. Na zona Centro-Sul, no Aleixo, Doralice Castro Botelho, 18, foi morta por arma branca dentro da casa dela. O principal suspeito do crime seria o marido da vítima.
Novas estratégias – A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas anunciou, na semana passada, novas estratégias que estão sendo aplicadas para reduzir os crimes violentos em Manaus, principalmente, os homicídios. O reforço nas investigações para prender os autores, o aumento no policiamento ostensivo nas áreas críticas e investimentos no Departamento de Polícia Técnico-Cientifica estão entre as novas medidas.
O secretário de Segurança Pública, Sérgio Fontes, explicou que algumas dessas ações já foram iniciadas no mês passado. “Janeiro tivemos um aumento de seis casos de homicídios, comparado a janeiro de 2015. Agimos de imediato para evitar que fosse um crescimento maior, fazendo operações nos locais críticos. Agora em fevereiro, certamente, senão houver nenhum fato fora do normal, vamos terminar com um número menor que o mesmo período do ano passado”, disse. Ele destacou também que serão direcionadas mais equipes de investigadores e delegados para atuar nos inquéritos de homicídios.