Em menos de 48h, ação da SSP-AM na Manaus Moderna prende três foragidos da justiça
Menos de 48h após o lançamento da ação repressiva e educativa na região da Manaus Moderna, na zona centro-sul de Manaus, a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) identificou e prendeu três foragidos da justiça e outras três pessoas, em flagrante, pelos crimes de roubo, extorsão e tráfico de drogas. Até o início da tarde desta quinta-feira (14/12), cerca de 250 pessoas, entre carregadores e guardadores de carros, foram cadastradas, sendo que 20 já responderam processos criminais.
Durante a ação da SSP-AM, um adolescente foi apreendido com entorpecentes e encaminhado à Delegacia Especializada em Atos Infracionais (Deai). Uma Delegacia Móvel da Polícia Civil foi instalada ao lado do Mercado Municipal Adolpho Lisboa e ficará no local por tempo indeterminado.
O objetivo da ação é reforçar a segurança na região da Manaus Moderna, desenvolvendo um trabalho com os carregadores de mercadorias e guardadores de veículos com medidas educativas para o combate às drogas. A ação é coordenada pelo vice-governador e secretário de Segurança, Bosco Saraiva, e realizada de forma integrada entre Polícia Militar, Polícia Civil, Secretaria Executiva Adjunta de Operações (Seaop) e o Programa de Prevenção à Violência e Combate ao Uso de Narcóticos e Entorpecentes (Previne).
Ações repressivas e educativas – O titular da Seaop, delegado Orlando Amaral, ressalta que a ação surgiu após denúncias à SSP-AM sobre supostos carregadores do porto da Manaus Moderna, que estariam ameaçando e até extraviando mercadorias e pertences de clientes que não aceitam os valores cobrados pelo serviço. Houve denúncias, ainda, de furtos a veículos, pedestres e atos de baderna e prática de tráfico de drogas.
“Nós somos 202 guardadores cadastrados e reforçamos que nenhum motorista é obrigado a pagar o guardador de veículo. A colaboração é espontânea”, disse Pinheiro.
Na quarta-feira (13/12), Pedro Filipe Rodrigues Lopes, 24, possuía um mandado de prisão em aberto por roubo e furto, e Cleuvanilson Assunção Diniz, 37, estava sendo procurado por não pagar pensão alimentícia. Durante a operação, os policiais flagraram o suposto flanelinha Nelson Nunes da Silva, 35, roubando cordão de pedestres. No registro criminal dele, já há uma prisão por tráfico. O adolescente D.L.S, 15, morador de rua, foi detido com drogas e encaminhado para a Delegacia Especializada em Apuração de Atos Infracionais. O jovem será acompanhado pelo Departamento de Prevenção às Drogas da SSP-AM.
FOTOS: AGUILAR ABECASSIS/SECOM