Wilson Lima declara determinar revogações em portaria da PC

O governador Wilson Lima evocou o direito à informação e o papel da sociedade em reconhecer e denunciar suspeitos de crimes ao anunciar, nesta quarta-feira (21/08), a revogação de trechos de portaria normativa da Polícia Civil do Amazonas que estabelecia novas diretrizes para a exposição de pessoas presas. “Quem tem direito no nosso governo é o cidadão de bem”, afirmou.

Publicada no início do mês, a portaria foi baseada em recomendações do Conselho Nacional de Direitos Humanos, que serão cumpridas sem prejuízos ao trabalho da imprensa. Segundo o governador, conhecer a identidade de um suspeito ajuda a polícia a resolver os casos e a identificar novas vítimas.

“Estou revogando alguns dispositivos. Sou profissional da imprensa e, por muito tempo da minha vida, mostrei a cara de bandido na televisão porque entendo que, juntamente com a população, nós temos a ajuda de reconhecer algumas situações. No caso, por exemplo, de um estelionatário que é mostrado na televisão, chove de denúncias e as pessoas são encorajas a também procurarem uma delegacia de polícia”, disse.

O anúncio de Lima foi feito durante a entrega de novos equipamentos para reforçar o trabalho das Polícias Civil e Militar em todo o Estado. Antes do evento, ele reuniu com a cúpula da segurança e discutiu as mudanças. Serão revogados os artigos 2º e 3º e a nova portaria deve ser publicada pelo delegado-geral, Lázaro Ramos, ainda hoje.

“Há uma preocupação nossa em proteger a vítima. A vítima, por exemplo, de estupro. Um familiar que é vítima de um estupro, naturalmente que a gente não pode mostrar porque acaba expondo mais ainda a pessoa. Mas um bandido que tem praticado recorrentemente um crime necessita que a população o reconheça para que efetivamente a polícia consiga juntar os elementos e as provas para poder encaminhar à Justiça”, afirmou o governador.