Visita técnica define ações de Segurança para o 50º Festival Folclórico de Parintins

Foto: Divulgação / SSP-AM

Representantes de órgãos do Sistema de Segurança Pública do Amazonas estão em Parintins (a cerca de 369 quilômetros de Manaus), em mais visita técnica para alinhamento das ações que serão realizadas durante a Operação Integrada de Parintins 2015. Na tarde desta terça-feira (9), uma audiência pública discutiu as principais problemáticas.

O festival será realizado nos dias 26, 27 e 28 de junho, mas as ações para garantir a segurança dos moradores e visitantes já foram iniciadas, segundo o secretário-executivo-adjunto de Planejamento e Gestão Integrada da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), Dan Câmara. O Festival vai contar com o reforço de, aproximadamente, 1.200 policiais Civis e Militares, além da atuação do Corpo de Bombeiros e agentes do Detran-AM.

Foto: Divulgação / SSP-AM

A visita teve início nesta segunda, 8, e seguirá até a quarta, 10, e conta com representantes da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM).

O secretário de Segurança Pública, Sérgio Fontes, ressalta que a integração dos órgãos do Sistema de Segurança Pública é essencial para garantir o sucesso do planejamento, mantendo a segurança da cidade em todas as áreas. “Sabemos que por conta do número de visitantes, Parintins tem sua rotina alterada durante o festival, e para isso, os órgãos do Segurança e de todo o Governo precisam estar integrados para solucionar as demandas que surgem durante o período”, disse.

Segundo Dan Câmara, durante a visita técnica, serão realizadas reuniões com a Prefeitura de Parintins, audiência pública com a participação de todos os órgãos municipais, estaduais e federais envolvidos na operação, além do planejamento das ações para a Festa dos Visitantes. Os envolvidos nas atividades vão participar também de exercícios simulados de acidentes aeronáuticos.

Ele destaca que as experiências adquiridas em eventos internacionais de grande porte, reforçaram o planejamento do modelo de segurança integrada que será utilizado este ano em Parintins. “Este ano, o Festival será acompanhado pelo Centro Integrado de Comando e Controle do Amazonas (CICC-AM). O trabalho neste evento também será um teste para atuação das forças de segurança nos Jogos Olímpicos de 2016”.