Traficantes são presos com aproximadamente 200 quilos de droga em Manaus

Ação foi coordenada pela Secretaria de Inteligência da SSP-AM e contou com apoio do helicóptero da Polícia Civil

Foto: Divulgação / SSP - AM
Foto: Divulgação / SSP – AM

A Secretaria- Executiva- Adjunta de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) prendeu na noite deste sábado (6), por volta das 21h, três traficantes com aproximadamente 200 quilos de droga (skank) na avenida Brasil, zona Oeste de Manaus, durante operação que contou com apoio da Polícia Civil, por meio do Grupo Fera e Grupamento de Operações Aéreas (GOA), que, do alto, auxiliou a prisão dos suspeitos pelo helicóptero.

Na ação foram presos: Janderclei de Souza Ramos, José Mateus da Costa Vieira e Adenias Terêncio da Silva. José Mateus, conhecido como ‘Sapo’, de acordo com a Seai, era considerado um dos maiores traficantes do bairro Mauazinho e visto pela população como um dos bandidos mais violentos da área.

Investigações apontam José Mateus com o envolvimento em diversos assassinatos de facções rivais e ações violentas na comunidade. Os demais atuavam com ele e também já respondiam por tráfico. Contra José Mateus, a Justiça já havia expedido mandado de prisão.

DROGA APREENDIDA

Segundo a SSP-AM, a droga estava dividida 197 pacotes, dentro de um veiculo tipo Montana, sendo transportava por ‘Sapo’. A suspeita era de que a quantidade de droga iria para abastecer as bocas de fumo do Mauazinho e Compensa.

A SSP-AM destaca que o Grupamento de Operações Aéreas (GOA) da Polícia Civil acompanhou pelo helicóptero toda a movimentação dos traficantes desde a saída do bairro Mauazinho. O procedimento de flagrante foi realizado no 19 Distrito Integrado de Polícia (19 DIP) e os presos encaminhados para unidades prisionais do Estado.

O Secretário de Segurança Pública do Amazonas, Sérgio Fontes, destacou a ação integrada da SSP-AM com a Polícia Civil, ressaltando que graças a atuação das instituições, os traficantes, que eram considerados o ‘terror’ do Mauazinho, foram presos. “Além de dar mais tranquilidade para os moradores do Mauazinho que eram oprimidos pelos traficantes, a ação também retirou das ruas grande quantidade de drogas que seriam distribuídas nas bocas de fumo, desarticulando mais uma quadrilha”, disse.

Ele ressaltou que desde o início do ano, aproximadamente, 2,5 toneladas de drogas já foram apreendidas pelo Sistema de Segurança Pública do Amazonas, em ações integradas das Polícias Civil, Militar e outros órgãos.  “Gostaria de parabenizar a ação policial coordenada pela Seai e ressaltar que o combate ao tráfico de drogas está sendo intensificado. Hoje, o tráfico é responsável por mais de 70% dos casos de homicídios no Estado e as grandes apreensões tem sido uma resposta do Sistema de Segurança”, disse.