SSP-AM realiza treinamento de incêndio para alunos dos cursos de Formação de Sargento e Oficial de Saúde do CBMAM

A atividade ocorreu no Centro de Treinamento Harpia de Fogo.
(Fotos: Divulgação/SSP-AM)

A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), por meio do Instituto Integrado de Ensino de Segurança Pública (Iesp) realizou, na quarta-feira (29/06), instrução prática de incêndio para os alunos dos cursos de Formação de Sargento e Oficial do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM). A atividade ocorreu no Centro de Treinamento Harpia de Fogo, no Distrito Industrial II, zona leste de Manaus.

Na ocasião, os alunos vivenciaram um pouco da atuação dos bombeiros combatentes, através da “casa da fumaça”, onde ocorre simulação em ambiente confinado, escuro e com fumaça. Além disso, técnicas de sobrevivência, busca e salvamento, e inúmeros cenários são realizados em diversas salas da casa de fumaça, como explica o instrutor de incêndio, cabo BM Rômulo Fonseca.

“A casa da fumaça simula um ambiente sinistrado que entrou em colapso. Uma atividade muito importante para a parte de incêndio, que já é doutrina nossa, desde a implantação do Curso de Operações em Incêndio, em 2016. E traz um pouco da nossa vivência de combatentes, já que somos todos bombeiros”, destacou o instrutor.

O cabo explica ainda que todas as instruções práticas são realizadas com toda segurança e extremo cuidado, sendo acompanhadas por equipes do Grupamento de Resgate e Emergência Médica (GREM) do CBMAM.

Para a aluna oficial Jussara Beleza, a experiência com a casa da fumaça mostrou a superação física e psicológica dos alunos, tendo em vista a dinâmica complexa que a atividade realizada por bombeiros combatentes proporciona.

“Acho que para todos é uma superação. Um ambiente totalmente escuro que você não sabe onde vai chegar. A gente está passando só pelo passo a passo do que um combatente faz. Acho que nem meio por cento da coragem que a pessoa tem que ter para ser bombeiro operacional. Foi uma experiência maravilhosa e eu estou muito feliz de ter conseguido”, disse.

(Fotos: Divulgação/SSP-AM)