SSP-AM realiza operação para reduzir ‘arrastões’ em pontos de ônibus na zona Leste

A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), por meio da Secretaria Executiva-Adjunta de Operações (Seaop), realizou na manhã desta quarta-feira (27), a operação ‘Choque de Ordem’ com objetivo de inibir e reduzir os casos de assaltos em paradas de ônibus e nos coletivos, em bairros da zona Leste, no horário de grande fluxo de passageiros. Na ação, um foragido da Justiça foi preso.

Foto: João Gomes/Assessoria SSP-AM
Foto: João Gomes/Assessoria SSP-AM

Durante as primeiras horas da manhã, nos pontos de maior incidência desses crimes, policiais realizaram barreiras fixas de fiscalização, com apoio do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran). “Focamos nas motocicletas porque elas são o principal meio de transporte de quem pratica o ‘arrastão’ em paradas de ônibus. Para isso contamos com o apoio de agentes do Detran, na realização de fiscalização de documentos dos veículos e condutores”, explicou o secretário-executivo-adjunto de operações da SSP-AM, Orlando Amaral.

Foram registradas 40 autos de infrações, a maioria pela ausência de documento do veículo ou da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Ao todo 28 motocicletas foram apreendidas, também por irregularidades na documentação, sendo uma delas com placas e chassi adulterados.

De acordo com secretário-executivo-adjunto da SSP-AM, a ação foi realizada em caráter preventivo. “As áreas que percorremos são aquelas, que de acordo com levantamento da secretaria, possuem maior índice de assaltos nas proximidades das paradas de ônibus por meio dos chamados ‘arrastões’. O horário escolhido foi estratégico, pois sabemos que os criminosos costumam praticar esse tipo de crime nas primeiras horas da manhã. Período em que as pessoas estão na parada de ônibus para seguirem seus percursos”, explicou.

As equipes policiais percorreram, desde às 5h da manhã até por volta das 8h30, os bairros São José I, entrada do Armando Mendes, Zumbi, Castanheiras e realizaram incursões na comunidade São Lucas. Nas áreas foram montadas barreiras fixas para a realização de vistorias em veículos, principalmente motocicletas e pessoas.

Foto: Daniel Landazuri/Assessoria SSP-AM
Foto: Daniel Landazuri/Assessoria SSP-AM

A operação ‘Choque de Ordem’ encerrou no bairro São José I, nas proximidades da quadra da escola de samba da Grande Família, onde foi recapturado o foragido da Justiça, Renê Lima da Silva, 30, que possui mandado de prisão expedido desde 2012, pelo crime de roubo.

O secretário-executivo-adjunto de Operações, Orlando Amaral, informou que outras edições da ‘Choque de Ordem’ devem ocorrer. “A operação será programada nos horários de maior incidência de crimes, geralmente a partir de 5h da manhã. Ela vai se estender as outras zonas da cidade, de acordo com os dados que apontarem o maior índice de criminalidade”, disse.