SSP-AM cria Núcleo de Estudos e Pesquisas na área de Segurança

Foto: Thaísa Lima/ Assessoria SSP-AM
Foto: Thaísa Lima/ Assessoria SSP-AM

 

A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) criou, por meio de portaria 125/2015, o Núcleo de Estudos e Pesquisas Aplicadas em Segurança Cidadã (Nepas), com o objetivo de desenvolver estudos e pesquisas, para produção de conhecimento científico sobre a violência no Estado.

De acordo com o secretário de Segurança Pública, Sérgio Fontes, as pesquisas do núcleo, criado em caráter permanente, irão nortear as ações e políticas públicas na área de segurança do Estado. “Em todo País, há uma carência muito grande em relação a pesquisas sobre a criminalidade. A criação desse núcleo no Amazonas nos permitirá cenários mais específicos sobre a nossa realidade”, disse.

Foto: Divulgação SSP-AM
Foto: Divulgação SSP-AM

A criminalidade, destacou o secretário, sofre mudanças constantes, o que demanda novas estratégias por parte dos órgãos de Segurança Pública. “Temos intensificado o combate ao tráfico de drogas, isso com certeza já está trazendo mudanças, já que a oferta da droga ficou mais escassa”, destacou.

Sérgio Fontes ressaltou que todos os esforços estão sendo feitos para a redução da violência em 2015. “Nossa prioridade é redução dos crimes de homicídio, que em cerca de 70% têm ligação com o tráfico de drogas. Com as pesquisas do núcleo, podemos, por exemplo, traçar um perfil dessas mortes e avaliar nossas políticas”, destacou.

Valorização

Sérgio Fontes ressalta que o Nepas, que funciona dentro da estrutura do Instituto Integrado de Ensino de Segurança Pública (IESP), também está valorizando a área de educação e valorização profissional dos servidores do Sistema de Segurança Pública. “Os estudos serão feitos por servidores do Sistema, como uma equipe formada por oficiais da Polícia Militar, policiais civis, militares e servidores, que se especializaram na área acadêmica e agora irão dedicar o seus conhecimentos para o Estado”, declara Sérgio Fontes.

Foto: Thaísa Lima/ Assessoria SSP-AM
Foto: Thaísa Lima/ Assessoria SSP-AM

Ele ressalta que as pesquisas e trabalhos elaborados pelo Nepas, vão subsidiar ações não apenas na área de segurança, mas de diversos órgãos do governo. “Eles já estão dando suporte para o novo programa do Estado, Todos pela Vida, traçando os cenários mais vulneráveis da cidade”, disse.

O núcleo  prioriza a produção de trabalhos de conhecimento científico, abordando temas como segurança cidadã, violência, criminalidade, democracia, justiça e direitos humanos. Para reforçar as atividades do núcleo, estão previstas parcerias com instituições públicas estaduais.

De acordo com o coordenador do Nepas, o doutor em demografia e policial civil, Antonio Gelson Nascimento, dentre os objetivos do Nepas estão: a elaboração de estudos para atender as demandas da política de desenvolvimento institucional e de outras instituições governamentais e da sociedade civil. “Também faz parte da nossa atribuição constituir espaços de capacitação acadêmica e de desenvolvimento profissional aos pesquisadores, bem como para aprofundamento temático sobre violência, criminalidade e temas afins”, destacou.