SSP-AM capacita servidores em qualidade no atendimento e encaminhamento de registro do 190

Curso integra os investimentos do Programa Amazonas Mais Seguro, lançado pelo Governo do Amazonas, para a qualificação dos servidores da Segurança Pública – (Foto: Tarcísio Heden/SSP-AM)

Servidores concursados da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) concluíram o curso de qualidade no atendimento e encaminhamento de registro 190, na tarde desta sexta-feira (26/11). A atividade teve a duração de cinco dias na sede do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), na avenida André Araújo, bairro Aleixo, zona centro-sul de Manaus.

O curso, realizado pelo Instituto Integrado de Ensino de Segurança Pública (IESP), teve como objetivo, capacitar e qualificar os servidores que atuam diretamente no atendimento emergencial 190, ligado ao Centro Integrado de Operações e Segurança (CIOPS).

(Foto: Tarcísio Heden/SSP-AM)

Com uma carga total de 40 horas, os servidores tiveram, ao todo, dez disciplinas de segunda (22/11) até esta sexta-feira. Importância da qualidade no atendimento 190; características sensíveis da denúncia; noções de contrainteligência; monitoramento de câmeras; técnicas básicas de entrevista; atendimento de emergências; como ligar com os registros críticos e oficina de redação de oitiva de inteligência; foram as disciplinas ministradas.

Segundo o secretário de Segurança Pública do Amazonas, general Carlos Alberto Mansur, o curso faz parte dos investimentos do Programa Amazonas Mais Seguro, lançado pelo Governo do Amazonas, visando a qualificação dos servidores da Segurança Pública.

(Foto: Tarcísio Heden/SSP-AM)

“A SSP-AM tem atuado em vários eixos, segundo o nosso plano estadual de segurança pública, e um desses eixos é a capacitação. São investimentos altos para a capacitação. Estamos aqui na conclusão desse curso de capacitação em atendimentos de chamadas de emergência. E esperamos que a população fique cada vez mais satisfeita com a prestação desse serviço, que é obrigação do estado, servir e proteger a comunidade”, disse o secretário.

Atendimento

A servidora Hellen Pimenta atua há quatro anos no atendimento 190. Ela agradeceu à Secretaria de Segurança Pública, pois foi a primeira vez que participou de um curso pelo órgão, durante o tempo em que trabalha no local.

“Essa semana, acompanhamos muitas situações, desde o sistema que já utilizamos, até uma forma de escrever diferente, atender diferente, a ter mais empatia pelo solicitante, evitar um pouco de se envolver em determinadas ocorrências que acabam fazendo mal psicologicamente”, contou.

Servidora do IESP, a professora Maria Elizângela Kotz, de Língua Portuguesa, ministrou a última aula nesta sexta-feira. Segundo ela, a disciplina tem o objetivo de que os servidores possam construir melhor a estrutura do texto da ocorrência.

“O objetivo da nossa disciplina é ajudá-los na hora da escolha da palavra, escolha dos verbos e, principalmente, na hora de transformar a narrativa de uma forma bem objetiva, tentar tirar todos os ruídos e problemas de comunicação para que o atendente, a pessoa que vai dar o prosseguimento nessa ocorrência, consiga entender de forma mais clara e objetiva”, explicou.