Secretaria de Inteligência da SSP-AM prende jovem em flagrante por falsificação de certificados de universidades e escolas

A Secretaria-executiva-adjunta de Inteligência da Secretaria da Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) prendeu na manhã desta quinta-feira (4), Mayron Cleiber de Araújo Assunção, 24 anos, por falsificação de documento público. Ele foi conduzido para o 11º Distrito Integrado de Polícia (DIP) para o procedimento de flagrante.

O jovem vinha sendo investigado há alguns meses após anunciar na internet a venda de certificados falsos de universidades públicas e privadas e de escolas de ensino médio da capital.  Mayron foi preso na sua casa, onde também funcionava uma gráfica, no Bairro Betânia. Dentre os certificados há inclusive de cursos de direito e engenharia.

Foto: Divulgação SSP-AM
Foto: Divulgação SSP-AM

No local, de acordo com a secretária-executiva-adjunta de Inteligência, Tâmera Maciel, foram encontrados dezenas de carimbos com os nomes dos gestores das universidades e de escolas públicas. A suspeita, de acordo com Tâmera, é de que ele tenha copiado as assinaturas de certificados originais.

Mayron Cleiber cobrava cerca de R$ 2 mil para certificados falsos de nível superior e R$ 600 de Ensino Médio. “Estamos investigando o envolvimento de outras pessoas e vamos identificar todos que também adquiriram esse certificado falso, que também podem responder pelo uso de documento falso”, disse.

O crime de falsificação de documento é previsto no Artigo 297 do Código Penal Brasileiro e prevê pena de dois a seis anos e multa para quem “Falsificar, no todo ou em parte, documento público, ou alterar documento público verdadeiro”.