Rocam frustra atuação de criminosos e apreende armas em ações

Armas de fogo e munições apreendidos.
(Foto: Divulgação/PMAM)

Policiais militares das Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam) apreenderam quatro armas de fogo e munições, durante ações executadas entre as noites de sexta (04/06) e sábado (05/06), em Manaus e no município de Iranduba (a 27 quilômetros da capital), na Região Metropolitana.

Em uma das ações, por volta das 20h do sábado, a equipe policial da viatura 9341 apreendeu uma pistola de marca Taurus, modelo PT 840, calibre 40, com numeração suprimida, carregador de tombo 58221, contendo três munições intactas, durante intervenção na rua Perimetral Sul, no bairro Novo Aleixo, zona norte, após denúncia sobre um indivíduo ligado a grupos criminosos e em porte ilegal de arma de fogo, que estaria amedrontando moradores da área.

Ao chegar ao local informado para averiguar a situação, os militares foram recebidos a tiros e revidaram, atingindo o infrator, que foi socorrido e conduzido ao Hospital e Pronto-Socorro (HPS) Platão Araújo para atendimento médico. Ele possuía diversos registros criminais, entre eles tráfico de drogas, porte ilegal e homicídio. O armamento apreendido foi encaminhado à Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS).

Em Iranduba, por volta das 20h da sexta-feira, a equipe militar da viatura 9231 apreendeu três armas de fogo na comunidade Cristo Rei, no ramal de mesmo nome. A ação ocorreu após denúncia anônima, recebida via Whatsapp, informando que indivíduos armados estariam circulando pelas vias da cidade num veículo modelo Fiat Gran Siena, cor prata e placas QLY-2221, aguardando a chegada de um possível carregamento de entorpecentes.

Com a chegada da guarnição ao local indicado, os suspeitos tentaram fugir e efetuaram disparos contra os militares, que revidaram e alvejaram três infratores. Eles foram socorridos e conduzidos ao hospital do município. Com eles foram apreendidos três revólveres, sendo um de marca Taurus, calibre 38, numeração OA183405, com quatro munições deflagradas; um Rossi, calibre 38, numeração W232257, com quatro munições deflagradas; e um Rossi, calibre 32, numeração C192485, com duas munições deflagradas e três intactas.

Os armamentos foram encaminhados à delegacia de Iranduba para a conclusão dos procedimentos legais de polícia judiciária. Os três infratores possuíam registros criminais por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo.

Denúncias

A Polícia Militar orienta à população que informe imediatamente ao tomar conhecimento de ações criminosas, por meio do disque-denúncia 181, ou do 190.