Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016 é pauta em nova reunião para segurança dos Jogos Olímpicos

O planejamento para a segurança dos eventos relacionados aos jogos do torneio olímpico de futebol em Manaus teve mais um passo na manhã desta quinta-feira (28), com a realização de uma grande reunião no Centro Integrado de Comando e Controle do Amazonas, no bairro Aleixo, zona Centro-Sul de Manaus. Com a presença de representantes dos Ministérios da Justiça e da Defesa, Forças Armadas, Comitê Estadual Organizador dos Jogos Olímpicos Manaus 2016 (Cool Manaus), Secretaria Executiva Adjunta de Planejamento e Gestão Integrada (Seagi), entre outros órgãos de segurança, os presentes puderam debater possíveis riscos durante a estadia do ícone olímpico pelo Estado.

Foto: Comitê Organizador do Torneio Olímpico de Futebol Manaus 2016

A abertura do evento foi feita pelo secretário Dan Câmara, titular da Seagi, que, após breve apresentação de todos os participantes, passou a palavra para o representante da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), que apresentou a análise de risco, seguido pelo Coronel Taguchi, representando o Ministério da Defesa. Na opinião do chefe da Assessoria Especial de Grandes Eventos do Ministério da Defesa, General Luiz Felipe Linhares, o Amazonas tem um planejamento digno de ser observado, servindo de parâmetro para outros Estados.

“A vinda até aqui foi excepcional, primeiro para ratificar a posição de que o Amazonas está pronto para as cerimônias que teremos na passagem da chama olímpica e nos dias de jogos do torneio olímpico de futebol, devido à preparação que observamos aqui, prova que o Governo está muito preparado. Parabéns aos organizadores por demonstrarem quão sério está sendo levado o planejamento de segurança no Estado”, destacou Linhares.

MJ Tocha CICC-3
Foto: Comitê Organizador do Torneio Olímpico de Futebol Manaus 2016

O roteiro por onde a chama olímpica passará, em Manaus e região metropolitana, foi apresentado aos participantes, após minucioso processo de reconhecimento realizado ao longo do final de semana pelo Comitê Estadual Organizador dos Jogos Olímpicos, Seagi e prefeituras das cidades envolvidas. Também alvo de elogios, os locais escolhidos irão apresentar pontos marcantes para representar a fauna, flora e o povo amazônico, por meio da beleza de sua natureza.

Para o representante do COOL Manaus, Sérgio de Menezes, que acompanhou o planejamento do roteiro da chama olímpica, a impressão deixada não poderia ser melhor. “Os representantes do Comitê Olímpico Rio 2016 que estiveram em Manaus e na região metropolitana saíra daqui extasiados, tamanha a beleza da região, e a variedade de cenários que podem ser explorados durante o evento. Não tenho dúvida que representaremos muito bem toda a tradição.

Responsável pela organização integrada de segurança no Estado, o Coronel Dan Câmara também destacou a importância da integração entre todos os entes, para a melhor utilização dos recursos humanos e materiais envolvidos. “O Estado se preparou, conseguiu entender a urgência do tema e de forma proativa se mobilizou para realizar todas as entregas em tempo oportuno, para que possamos alcançar este reconhecimento. Logo, todas as dezenas de reuniões de alinhamento, planejamento e, agora, o reconhecimento do plano integrado de segurança por meio de decreto governamental, demonstram o interesse do Estado em fazer com que as coisas, de fato, aconteçam”, definiu o Secretário.