Registrar B.O facilita na recuperação de celulares roubados

O IMEI, sigla em inglês para Identificação Internacional de Equipamento Móvel, é o registro digital único de cada celular, uma espécie de documento de identidade do aparelho telefônico. (Imagem: SSP/AM).

Ação necessária para ajudar na solução de qualquer tipo de crime, o registro do Boletim de Ocorrência (B.O) também é fundamental para esclarecer casos de roubos e furtos de aparelhos celulares. O B.O pode ser realizado pelo site oficial da Delegacia Interativa, no https://www.delegaciainterativa.am.gov.br.

O delegado Torquato Mozer, titular do 30º Distrito Integrado de Polícia Civil (DIP), ressalta a importância de registrar a ocorrência no tempo mais rápido possível após o crime ser praticado. “É a primeira coisa e a mais importante de todas, quando for possível, registrar o boletim de ocorrência, informando, de preferência, se a vítima souber, o número do IMEI e se foi possível observar as características e o modo de ação dos assaltantes”, explica.

O IMEI, sigla em inglês para Identificação Internacional de Equipamento Móvel, é o registro digital único de cada celular, uma espécie de documento de identidade do aparelho telefônico. A forma mais simples de ter acesso à sequência numérica que forma o IMEI é discar o código *#06#.  Com os dados em mãos, o celular pode ser bloqueado, impossibilitando seu uso pelo infrator.No caso do registro do B.O pela internet, a vítima precisa informar a data e o local da ação criminosa, relatando a rua, bairro, ponto de referência, além do Código de Endereço Postal (CEP). O celular recuperado é encaminhado ao seu proprietário depois que a identificação do verdadeiro dono é de fato comprovada, através do boletim de ocorrência, além de documentos pessoais. Caso o proprietário não seja encontrado, o celular fica à disposição da Justiça.