Profissões da Segurança: delegados da Polícia Civil conduzem inquéritos e coordenam atividades policiais

No concurso público anunciado pelo governador Wilson Lima, o Governo do Amazonas vai disponibilizar vagas para esta área de atuação
(Foto: Tarcísio Heden/SSP-AM)

Investigação de crimes, atendimento ao público, produção de inquéritos, redação de relatórios para a Justiça e observação da tramitação de processos são algumas das atividades realizadas pelo delegado da Polícia Civil. A área será uma das contempladas com o concurso público anunciado pelo governador Wilson Lima, que faz parte dos investimentos do programa Amazonas Mais Seguro.

Titular da Delegacia Especializada em Capturas e Polinter (DECP), o delegado Fernando Bezerra, explica que os profissionais atuam na coordenação das atividades policiais, solicitando medidas protetivas ao juiz de direito, administrando as delegacias e, principalmente, comandando investigações criminais.

(Foto: Tarcísio Heden/SSP-AM)

“O delegado de polícia é responsável por comandar instituições policiais, ele tem a autoridade e delibera a respeito das circunstâncias prisionais em flagrante. Ao mesmo tempo, o delegado é responsável pelas investigações. Ele condensa em um documento chamado de inquérito policial, e a titularidade desse procedimento investigatório é do delegado, que vai determinando as diligências e providências que precisam ser realizadas”, explicou.

As exigências sobre o perfil do delegado são bem rígidas. Segundo Fernando Bezerra, além de vasto e sólido conhecimento técnico, o profissional também deve ser dinâmico e carregar consigo o espírito de liderança.

(Foto: Tarcísio Heden/SSP-AM)

“A rotina de um delegado pressupõe dois pontos: conhecimento técnico jurídico, visto que ele vai deliberar sobre questões jurídicas importantes a respeito da liberdade de alguém, a respeito da validade de uma prova, mas também precisa ter um dinamismo prático, que é ter um vigor físico empregado na atividade, porque ele vai comandar diretamente uma equipe policial”, enfatizou o delegado.

Para o concurso público anunciado pelo governador Wilson Lima, a previsão é de que sejam disponibilizadas 62 vagas para esta área.

Dicas

Para se tornar um delegado de Polícia Civil, o candidato além dos conhecimentos técnicos, precisa ter foco e muita disciplina. “O candidato deve dominar pelo menos cinco disciplinas de forma bem integral, que são o Direito Penal, Processo Penal, Legislação Penal Especial, Direito Constitucional e Direito Administrativo. Esse espinho dorsal é crucial para a sua aprovação”, finalizou.