Proerd

Desde 2002, o Programa Educacional de Resistências às Drogas e a Violência (Proerd) desenvolve atividades de prevenção nas escolas públicas e particulares do Amazonas. A meta é orientar os estudantes com idades entre 8 e 14 anos, quanto ao perigo do uso das drogas. Em 10 anos de atuação, o Programa coordenado pela Polícia Militar já atingiu mais de 300 mil alunos das redes estadual, municipal e particular de ensino.

As aulas já fazem parte da grade curricular de algumas escolas e são realizadas uma vez por semana por policiais militares, no período de quase três meses. A cartilha utilizada em sala de aula é a mesma usada em todo o Brasil país, e é adaptada de acordo com a idade e séries dos alunos. Ao final do treinamento, as crianças e adolescentes recebem certificado de combatentes e multiplicadores no combate ao uso de entorpecentes.

Os pais também são convidados a participar dessa luta contra as drogas, por meio de cursos oferecidos pelo Proerd, e que tem lições específicas para que os responsáveis aprendam a lidar e detectar com determinadas situações. O método é similar ao do Proerd voltado para os estudantes, incluindo 30% do conteúdo da cartilha didática utilizada pelos policiais em sala de aula.

As lições especiais envolvem temas como: protegendo o filho contra a violência, as drogas e a violência no mundo de hoje, como ajudar as crianças a lidar com pressões, entre outras. A diferença está no tempo de ensino. As instruções são passadas para a garotada uma vez por semana, durante três meses. Já para os pais, esse período é mais curto: são apenas cinco aulas, com carga horária de 12 horas.

TENENTE CORONEL PM MAJOR AUDINEY OLIVEIRA PINTO
coordenador do Proerd
Contatos
Email: instrutorproerdam@yahoo.com
Telefone: (92) 8842-1773/8842-1990

Logo Proerd