Ponte Rio Negro volta a ser iluminada após três anos

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Manaus (SRMM), reinaugura nesta sexta-feira (06/07) às 19h, a nova iluminação da Ponte Jornalista Phelippe Daou (Ponte Rio Negro), que liga Manaus aos municípios de Iranduba, Manacapuru e Novo Airão. Além da iluminação cênica e artística, serão ligadas as luzes de sinalização da via, em LED, que estavam apagadas.
 
“As ações que estamos realizando são para levar aos amazonenses o respeito que o novo Governo do Amazonas tem por esse bem público, que é um importante elo entre a capital a três municípios da Região Metropolitana de Manaus”, afirmou Elânio Gouvêa de Oliveira, secretário executivo da SRMM.
 
A iluminação da Ponte Rio Negro estava desativada há pelo menos três anos. A revitalização do cartão postal de Manaus foi autorizada após criação do Sistema de Gestão da Ponte, comandado pela SRMM.
 
Sistema de Gestão – O Decreto 38.914, do dia 26 de Abril de 2018, instituiu o Sistema de Gestão da Ponte Rio Negro e dividiu ações do novo Sistema; a Polícia Militar do Amazonas (PMAM), o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM); a Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP); a Agência Reguladora dos Serviços Públicos Concedidos do Estado do Amazonas (Arsam); a Superintendência Estadual de Navegação Portos e Hidrovias (SNPH); a Secretaria de Estado de Saúde (Susam); e a Processamento de Dados Amazonas (Prodam). 
 
Cada órgão atuará em suas competências, solucionando demandas relacionadas ao funcionamento, manutenção e controle da ponte. O grupo de trabalho tem um novo encontro agendado para o dia 11 de junho, após visita técnica conjunta ao local.
 
Toda a obra de manutenção e recuperação da iluminação viária, cênica e de SPDA (Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas) de toda a extensão da ponte e acessos está orçada em R$ 4.192.460,33 e foi reiniciada em 23 de junho de 2018.
 
FOTOS: TIAGO CORRÊA/SRMM