Polícias deflagram operação para combate a roubo de celulares em Manaus

A Polícia Civil e a Polícia Militar deflagraram, na manhã desta quinta-feira (1º/08), a Operação Off Line, destinada a combater o comércio de celulares roubados na capital. Quinze alvos no Centro, zona sul, onde havia venda de celulares sem nota fiscal, foram abordados. O trabalho segue determinação da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM).

Entre os alvos, estão vendedores ambulantes, barracas e galerias onde ocorriam vendas de telefones na região central da cidade. A suspeita é de que esses locais funcionem por meio da receptação de equipamentos roubados e furtados. O sufocamento desse comércio irregular tem o objetivo de inibir os assaltos que ocorrem, principalmente, nos ônibus do transporte coletivo.

A operação Off Line está envolvendo mais de 230 policiais militares e civis. As investigações sobre os pontos de venda desses produtos de origem duvidosa vêm ocorrendo há cerca de dois meses, com a condução da SSP-AM e da Polícia Civil, por meio da Seccional Sul e do 24º Distrito Integrado de Polícia (DIP).

Os alvos abordados ficavam espalhados em diversos pontos do Centro, como a avenida Eduardo Ribeiro e ruas Guilherme Moreira e Tenreiro Aranha. Houve apreensão de material também em duas galerias comerciais do Centro. Durante a ação, a PM empregou cães farejadores para busca de narcóticos.

As pessoas suspeitas de receptação foram conduzidas à Delegacia Geral da Polícia Civil, no Dom Pedro, zona centro-oeste, para prestar esclarecimentos. Equipes da polícia e de peritos estão avaliando o material apreendido para confirmar a restrição de roubo e furto.

Após os procedimentos, o sistema de segurança vai apresentar um balanço da operação em entrevista coletiva de imprensa. A data será informada aos jornalistas.

FOTOS: Erlon Rodrigues/PC-AM