Polícia Militar apresenta balanço das ações no primeiro quadrimestre

A Polícia Militar do Amazonas apresentou na tarde desta quinta-feira (16/05), o balanço de produtividade do primeiro quadrimestre com as ações desenvolvidas em todo o Estado. De acordo com os dados, na comparação com igual período do ano passado, houve um aumento de apreensão de armas em 15%, de munições em 10% e de entorpecentes em 11%.
Além disso, o número de abordagem a carros teve aumento de 126%. Outros comparativos apontam para uma alta de 78,3% na abordagem a moto, de 92% a ônibus, de 225% a bares e de 95% a pessoas.
O Comandante-Geral, Coronel PM Ayrton Norte, considera que os índices positivos são o resultado das operações que foram intensificadas em toda a capital e interior.
Para o comandante, essas ações desenvolvidas em parceria com a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), mostram que a capacidade operativa de policiais nas ruas foi intensificada, resultando no aumento do número de abordagens a pessoas e veículos.
“Atribuímos os índices positivos a nova metodologia que implantamos quando assumimos o Comando, acompanhando a coordenação da Secretaria de Segurança. Com isso aumentamos o número de ações e abordamos um milhão e trezentas mil pessoas. A integração dos Órgãos de segurança pública sem dúvida tem sido o diferencial para que quatro dos sete indicadores tenham caído, estamos conseguindo manter em baixa principalmente o homicídio e o latrocínio que são preocupantes por se tratar de mortes violenta”, destacou.
De janeiro a abril deste ano, foram apreendias 609 armas de fogo e apreendidas 2,6 mil munições.
Os policiais militares das Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam) apreenderam 180 armas de janeiro a abril, sendo 43 pistolas e 86 revólveres. Também foram apreendidas duas metralhadoras, um fuzil e 48 espingardas.
Ainda no primeiro quadrimestre deste ano, a Rocam apreendeu 263 quilos de entorpecentes. Ao todo, a PMAM apreendeu 1,3 tonelada na capital e no interior do Estado.
Outros dados – O balanço aponta, ainda, reduções em indicadores de criminalidade, como a queda de 7,3% nos homicídios, de 23,5% nos latrocínios e de 11% nos roubos.