Polícia Civil registra, em média, um caso de maus-tratos contra animais por dia na capital

A Delegacia Especializada em Crimes contra o Meio Ambiente e Urbanismo (Dema), da Polícia Civil, registrou 264 ocorrências de maus-tratos contra animais, em Manaus, de janeiro a outubro deste ano. Isso representa, em média, um caso do crime praticado contra os animais identificado pelos órgãos de segurança diariamente na capital do Amazonas.

(Fotos: Divulgação PC-AM)

Os dados são da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) e representam um aumento de 51,7% em comparação ao mesmo período do ano passado, quando 174 casos foram notificados à Polícia.

Só no mês de outubro, durante a operação “Maus-tratos não é legal”, a Dema encaminhou à Justiça 62 Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs) referentes ao crime. Titular da unidade policial, a delegada Carla Biaggi disse que várias condutas que podem causar dor ou sofrimento ao animal se enquadram no crime de maus-tratos.

(FOTO: Divulgação/SSP-AM)

“Como exemplo, nós temos quando os tutores dos animais deixam de prover alimentação e água para o animal, quando o deixam em local muito pequeno, sem espaço para que ele possa se locomover, ao deixar preso muito tempo em correntes curtas. Então aqueles cuidados necessários para o animal, se o tutor não oferece, pode caracterizar o crime de maus-tratos”, explicou.

Deixar de prestar socorro veterinário, não prover a medicação adequada ou não aplicar as vacinas que imunizam o animal contra doenças também se enquadram como crime de maus-tratos. Contudo, o abandono é a principal causa de registros.

Ainda de acordo com a delegada titular da Dema, quem comete este tipo de crime responde a um processo criminal, com pena de três meses a um ano de detenção, podendo se agravar em caso de morte do animal.

Denúncias 

 

A delegada Carla Biaggi alerta que, assim como qualquer tipo de crime, a denúncia é muito importante para que esses animais sejam resgatados em tempo hábil e que seus algozes sejam punidos.

(FOTO: Divulgação/SSP-AM)

“É fundamental que as pessoas tenham coragem de vir até à delegacia denunciar. Se a pessoa presenciar algum crime de maus-tratos, se possível, que ela possa tirar fotos, fazer vídeos, ou vir até à delegacia testemunhar para que nós possamos ter provas nos autos para robustecer o nosso procedimento e o autor seja punido”, enfatiza.

A Dema está localizada na rua Hermes Fontes, nº 60, bairro Compensa 3, zona oeste de Manaus. O número para contato da especializada é (92) 3239-3870.