Polícia Civil realiza programação em alusão à semana estadual do idoso

A Polícia Civil do Amazonas, por meio da equipe policial da Delegacia Especializada em Crimes contra o Idoso (DECCI), coordenada pela delegada Andrea Nascimento, titular da especializada, em parceria com as equipes,do Centro Integrado de Proteção à Defesa da Pessoa Idosa (Cipid/Sejusc), do Programa Estadual de Proteção e Orientação do Consumidor (Procon/AM) e do Conselho Estadual do Idoso (CEI/AM), irá promover, ao longo das próximas semanas, programação especial em alusão à “Semana Estadual do Idoso”. As ações irão ocorrer na capital e no município de Maués, distante 276 quilômetros em linha reta de Manaus.
“Montamos essa programação em parceria com outras instituições do Estado, com o intuito de conscientizar a população e realizar ações efetivas na defesa do direito dos idosos. Além do mais, planejamos o evento pensado, também, na valorização de nossos servidores idosos da Polícia Civil do Amazonas”, explicou a titular da DECCI.
De acordo com a autoridade policial, a programação em alusão à “Semana Estadual do Idoso” terá inicio nesta quarta-feira (25/09), no município de Maués, por meio de uma passeata de conscientização da importância e direitos do idoso. A ação conta com o apoio dos parceiros mencionados, bem como, da prefeitura do município.
Ainda, de acordo com delegada, seguindo o cronograma, na quinta-feira (26/09), na sede da especializada, em Manaus, no período das 9h às 12h, palestras e serviços de saúde, como aferição de pressão e testes rápidos de glicose, serão oferecidos à comunidade, por meio dos profissionais da Policlínica Castelo Branco, localizada no mesmo bairro da DECCI.
Conforme Andrea, na sexta-feira (27/09), a partir das 9h até às 12h, será realizada uma blitz de sensibilização, conscientização e fiscalização nas embarcações do Porto do Ceasa e no Porto do Centro. Já na terça-feira (1º/10), das 9h às 12h, equipe da unidade policial irá desenvolver um trabalho de valorização aos servidores idosos que atuam na Polícia Civil do Amazonas. Durante o evento, que irá acontecer nas dependências da Delegacia Geral (DG), haverá a entrega de brindes e certificados.

Roda de conversas

Para finalizar a programação alusiva à “Semana Estadual do Idoso,”  a delegada Nascimento, destacou, que no dia 15 de outubro, das 8h às 12h, ela irá participar de uma roda de conversas com profissionais do Hospital Adriano Jorge, do setor de serviço social da unidade hospitalar, bem como, com profissionais do Sejusc e CEI/AM. O objetivo da atividade é orientar esses profissionais sobre o Estatuto do Idoso e a rede de proteção em caso de abandono e negligência de familiares relacionadas à pessoa idosa em hospitais.