PMAM realiza ação social em comemoração aos sete anos do programa Ronda Maria da Penha

Será oferecida à comunidade uma manhã com prestação de serviços, palestras e orientação judicial.
(Fotos: Carlos Soares/SSP-AM e Arthur Castro/Secom)

A Polícia Militar do Amazonas (PMAM), em parceria com a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), realiza no sábado (02/10) uma ação social em alusão ao sétimo aniversário do programa Ronda Maria da Penha, comemorado no dia 30 de setembro. O evento, com a participação dos policiais militares que atuam no programa, será realizado no Comando de Policiamento da Área Norte (CPA Norte), na avenida Coronel Sávio Belota, bairro Amazonino Mendes, a partir das 8h.

Além de realizar sua missão diária de assistência às mulheres vítimas de violência doméstica, o Ronda Maria da Penha vai oferecer à comunidade em geral uma manhã com prestação de serviços, palestras e orientação judicial.

“Vamos contar com diversos serviços, como camarim da beleza, emissão de RG 1ª e 2ª via, atendimento psicossocial e orientação jurídica. Também vamos ter atrações do canil, cavalaria da PM, tirolesa e palestras para as pessoas que comparecerem ao nosso evento”, disse a capitã Clésia Franciane, comandante do Ronda Maria da Penha. 

(Fotos: Carlos Soares/SSP-AM e Arthur Castro/Secom)

Programa 

O Ronda Maria da Penha atua como mecanismo de defesa no combate à violência doméstica e familiar contra a mulher, em funcionamento desde o dia 30 de setembro de 2014.

Dentre as ações garante o cumprimento das Medidas Protetivas de Urgência, que são providências garantidas pela Lei nº 11.340/2006. O acompanhamento às vítimas tem a finalidade de garantir a proteção delas e de suas famílias, dissuadindo e reprimindo o descumprimento de Ordem Judicial e procedendo aos encaminhamentos das vítimas à Rede de Atendimento à Mulher Vítima de Violência Doméstica. De janeiro a agosto de 2021, o programa atendeu 950 mulheres.

A equipe é composta por policiais capacitados e possui viatura diferenciada das demais por ter caracterização própria.

(Fotos: Carlos Soares/SSP-AM e Arthur Castro/Secom)