PM realiza formatura do curso Proerd Kids em escola da Zona Leste

Na manhã desta sexta-feira (17/05), foi realizada formatura do curso Proerd Kids, ministrado pela instrutora cabo PM Paula Nogueira, integrante da 11ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom). O evento foi realizado no Centro Educacional Colibri, no bairro Coroado, zona leste de Manaus.

A formatura contemplou seis turmas de alunos, dos turnos matutino e vespertino, com 65 alunos do 1° ao 4° ano do Ensino Fundamental. O evento contou com a presença do comandante da Cicom, major PM Derquian; do coordenador  do  Proerd,  major PM Alisson Henriques; e da gestora da Escola Colibri, Maria Alaíde Henriques; além de representantes dos professores, pais de alunos e a comunidade.

Segundo o major  Henriques, o trabalho  está sendo realizado em todas as escolas de competência da 11ª Cicom, com a parceria do Proerd, com o objetivo de prevenir e afastar os alunos da influência dos entorpecentes, bem como alertá-los quanto às consequências do uso e do vício e mostrar a eles que a vida não precisa desses artifícios.

Os gestores das escolas aprovam a iniciativa da Polícia Militar e agradecem por todo o apoio recebido. Como consequência, as palestras tendem a estreitar os laços de proximidade com a Polícia Militar do Amazonas, visando melhorar a sensação de segurança no bairro e evitar que esses  jovens acabem sendo cooptados para ações delituosas.

Programa – No Amazonas, o Programa de Resistência às Drogas e a Violência (Proerd) foi implantado em 2002, inicialmente na cidade de Manaus e nos anos subsequentes, em parte dos municípios da região metropolitana e em municípios do arco de fronteira.

O Proerd aplica técnicas centradas na resistência à pressão de grupos; auxílio na tomada de decisões para dizer não às drogas; desenvolvimento de habilidades que levem à motivação. A iniciativa tem ainda caráter estratégico, objetivando educar principalmente às crianças e adolescentes na escola, seu meio natural, mediante atividades interativas auxiliadas pelo policial instrutor Proerd, juntamente com o professor.

A ação permite que as crianças desenvolvam uma atitude positiva em relação às autoridades e respeito às leis. A presença de Policiais Militares nas escolas, para a aplicação do Programa, visa minimizar os inúmeros problemas relativos à Segurança Pública, interagindo na sociedade com os cidadãos, fortalecendo o trinômio Polícia, Escola e Família.

No que concerne ao funcionamento, o Programa está estruturado em cinco currículos diferenciados em acordo com faixas etárias especificas, assim distribuídos: Proerd Kids Caindo na Real, Proerd 5º Ano Caindo na Real, Proerd 7º ano Caindo na Real e Proerd Pais.

FOTOS: Divulgação/PMAM