PC recupera três carros e desarticula quadrilha que comandava o tráfico de drogas

Na noite de terça-feira (09/07) e ao longo de quarta-feira (10/07), policiais civis da Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Veículos (Derfv) deflagraram ação policial que resultou na recuperação de três veículos com restrição de roubo ou furto, além das prisões, em flagrante, de três indivíduos, por envolvimento com o tráfico de drogas e associação criminosa, na Comunidade Ouro Verde, bairro Coroado, zona leste da capital.

Os trabalhos tiveram apoio de policiais civis lotados na 5ª Seccional Centro-Sul e 12º Distrito Integrado de Polícia (DIP). O resultado da ação foi divulgado durante coletiva de imprensa realizada na manhã desta quinta-feira (11/07), às 11h, no prédio da Derfv.

Na ocasião, foram apresentados Adamis de Araújo Pinheiro, 26; Antônio José da Silva Queiroz, 37, e Marcos Vitor Sanches de Souza, 21. O delegado Cícero Túlio, titular da especializada, explicou que as prisões iniciaram com a interceptação de Marcos Vitor, ocorrida na noite da última terça-feira (09/07), por volta das 21h, na rua F do conjunto Ouro Verde, bairro Coroado.

Em continuação às diligências, as equipes policiais prenderam Adamis e Antônio em um flutuante, na comunidade Pesqueiro, zona rural de Manacapuru, município distante 68 quilômetros em linha reta da capital.

Materiais apreendidos – Durante os trabalhos, foram recuperados dois carros da montadora Chevrolet, ambos modelo Onix, no bairro Coroado, zona leste. Um outro veículo, da montadora Toyota, modelo Yaris Hatch, foi recuperado na segunda etapa do Distrito Industrial, zona leste da capital.

Os policiais civis apreenderam, ainda, uma arma de fogo calibre 38 com numeração suprimida, munições de mesmo calibre, uma espingarda calibre 28, além de um caderno com informações relacionadas a dívidas do tráfico de drogas. Cícero Túlio destacou que a movimentação financeira quinzenal do grupo criminoso girava em torno de R$ 70 mil, segundo as anotações.

Investigação – Segundo o titular da Derfv, a prisão do trio faz parte de desdobramento de uma ação deflagrada no dia 3 de julho deste ano, que culminou nas prisões de Yuri Farias de Frazão, 25, e da comparsa dele, Flávia Cristina Beraldi de Albuquerque, 42. Na ocasião, os policiais civis recuperaram um veículo com restrição de roubo e quatro televisores. Todos oriundos de roubos. Uma arma de fogo, munições, um quilo de cocaína e uma pedra de oxi também foram apreendidos ao longo dos trabalhos.

Cícero Túlio destacou que durante as investigações foi constatado que há pouco mais de dois meses, após a morte de um homem, identificado como “Andrinho”, que comandava o tráfico naquela área da cidade, Adamis assumiu o controle do tráfico e a liderança da quadrilha naquela região.

“Os infratores fazem parte de uma organização criminosa que opera naquela área da cidade. Adamis foi escolhido por um homem, identificado como ‘Antenor’, que é conhecido como ‘Big Jhow’, para coordenar ações criminosas do bando e controlar os roubos de veículos. Acreditamos que os veículos, roubados e furtados por essa quadrilha, são utilizados para o tráfico de drogas e outros veículos são revendidos pra outras organizações criminosas, a fim de levantar recursos financeiros na realização de outros delitos”, destacou Túlio.

O titular da Derfv ressaltou, ainda, que cerca de 20 carros foram roubados pela quadrilha no primeiro semestre deste ano. Alguns desses veículos, subtraídos pelo bando, já foram recuperados durante ações policiais desencadeadas pelas equipes da Derfv em combate a grupos criminosos que atuam em roubos e furtos de veículos na capital.

Procedimentos – Adamis, Antônio e Marcos foram autuados em flagrante por tráfico de drogas e associação criminosa. Adamis e Antônio vão responder, também, por porte ilegal de arma de fogo de uso restrito. Ao término dos procedimentos cabíveis na Derfv, eles serão levados para audiência de custódia no Fórum Ministro Henoch da Silva Reis, no bairro São Francisco, zona sul.