Operação ‘Sicário’ prende grupo criminoso envolvido em homicídios e tráfico de drogas

Um grupo criminoso envolvido em mais de dez homicídios e tráfico de entorpecentes foi preso nesta quinta-feira (30/05) durante a Operação Sicário, da Polícia Civil do Amazonas, por meio da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS).

Thiago Fernandes Farias, 28, Marcus Vinicius Pereira Marques, 20, Williams Soares dos Santos, 24, Wallace Lima, 24, Vinicius Ferreira dos Santos, 20, e Rafael da Silva Marcolino, 29, foram presos nos bairros Novo Aleixo, zona norte e São José, zona leste. Eles são apontados pela polícia como autores de homicídios nos últimos três anos.

O saldo da operação foi apresentado pelo secretário de Segurança Pública, coronel Louismar Bonates, o delegado-geral Adjunto, Orlando Amaral, e o titular e adjunto da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), Paulo Martins e Charles Araújo, respectivamente.

Com os suspeitos foram apreendidas oito armas de fogo, sendo cinco revólveres, duas pistolas e uma submetralhadora calibre 9 milímetros, porções de maconha e cocaína, cem munições, além de pinos para embalo e comércio de entorpecentes. Dois veículos utilizados durante os crimes foram apreendidos.

O secretário de Segurança Pública destacou as operações do sistema de segurança, nesta quinta-feira, por meio das Polícias Civil e Militar. Duas ações ocorreram em Manaus e uma no município de Presidente Figueiredo.

“Êxito total, pois esse grupo criminoso estava nas ruas cometendo crimes contra a vida e de tráfico de drogas. Mais uma vez a polícia realiza um trabalho excelente, fruto de investigação e Inteligência”, afirmou o coronel Louismar Bonates.

Segundo o titular da DEHS, o grupo criminoso era atuante principalmente na zona leste com envolvimento em diversos crimes. “Estamos diuturnamente trabalhando em prol de identificar esses executores que estão praticando diversos homicídios e vamos retirar todos de circulação, inclusive indiciando os presos que são apontados como mandantes”, disse o delegado Paulo Martins.

As investigações sobre o grupo criminoso iniciaram há um mês, após o assassinato de David da Costa Ribeiro, ocorrido no bairro São José no dia 5 de maio deste ano. Durante os depoimentos e trabalhos da Inteligência, a polícia concluiu que Thiago era o líder do bando criminoso e ordenava os assassinatos de traficantes rivais. Já Vinicius era um dos pistoleiros do bando.

“O Thiago é apontado como o principal líder de uma facção no bairro São José e, a partir de então, descobrimos quem eram os autores das mortes e os envolvidos com o tráfico de drogas. Hoje conseguimos prender esse grupo e, mais uma vez, mostramos para a população que a polícia está nas ruas”, disse o delegado Charles Araújo.

Conforme o adjunto da DEHS, todos os homicídios cometidos pelos suspeitos têm relação com a disputa por pontos de vendas de entorpecentes e dívidas oriundas do tráfico de drogas. “Eles era criminosos violentos, que matavam à luz do dia e ainda ameaçavam a população. Temos provas técnicas e testemunhais que devem resultar em uma condenação para o grupo criminoso”, disse.

Os suspeitos foram autuados pelos crimes de homicídio qualificado, tráfico de drogas, associação para o tráfico e porte ilegal de armas.