Operação pela Vida’ prende quatro e apreende 10 veículos

Na segunda noite da “Operação Pela Vida”, as forças de segurança pública do Amazonas detiveram quatro pessoas e apreenderam dez veículos por descumprimento do decreto governamental 43.282, que proíbe a circulação de pessoas nas ruas da capital e do interior entre 19h e 6h.

As prisões ocorreram por descumprimento do decreto governamental 43.282
As prisões ocorreram por descumprimento do decreto governamental 43.282. (Foto: Divulgação/SSPAM)

As prisões e apreensões ocorreram nas zonas leste e centro-oeste da capital. O secretário de Segurança Pública do Amazonas, coronel Louismar Bonates, lamentou que postos de combustível e empresas do Distrito Industrial ainda estejam sendo resistentes ao cumprimento do decreto.

“Infelizmente alguns postos de gasolina ainda estão persistindo em desobedecer o decreto, bem como algumas indústrias. Foi feito um acordo em que eles iriam mudar o horário para que fosse cumprido do decreto e algumas empresas estão descumprindo”, disse o secretário. Bonates afirmou, ainda, que os ônibus especiais que estiverem nas ruas entre as 19h e as 6h, a partir deste sábado, também serão apreendidos.

O comandante-geral da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), coronel Ayrton Norte, agradeceu à população que está entendendo a necessidade desta ação. “Quero agradecer à população que entendeu que esse é o momento de realmente não estar nas ruas. A gente evita não só a transmissão, mas também os acidentes, que têm sobrecarregado os profissionais de saúde e as unidades hospitalares”, disse.

Os quatro detidos foram conduzidos à Delegacia Geral da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), onde assinaram um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por infração de medida sanitária preventiva.

Trânsito

O Núcleo Especializado em Operações de Trânsito (Neot), do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), manteve as fiscalizações de maneira itinerante por todas as zonas da cidade. Durante as abordagens, oito motocicletas e dois carros foram apreendidos e recolhidos ao parqueamento do órgão por infração de trânsito e descumprimento do decreto.