‘Operação Escudo’ resulta na prisão de cinco indivíduos pela DEHS

Cinco homens envolvidos em homicídios foram presos durante a “Operação Escudo”, da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS). Gabriel Freitas dos Reis, 21, José Roberto Praia da Silva Filho, 31, Vinicius Ferreira dos Santos, 20, Anderson Pereira Correa, 38, e outro jovem, de 21 anos, foram presos em cumprimento a mandado de prisão preventiva. O grupo é suspeito de envolvimento nos homicídios de Walcimara da Cruz Vasconcelos, 23, e de Renan Souza da Gama, 10. Os crimes ocorreram no último dia 9 de janeiro.

Outros dois integrantes do grupo criminoso, Arthur Muniz Guimaraes, 23, conhecido como “T1”, e João Paulo da Silva Quintinho, 21, conhecido como “Geraldo”, também estão envolvidos nos homicídios e continuam sendo procurados pela polícia. As ordens judiciais em nome dos infratores foram expedidas no dia 22 de janeiro de 2020.Conforme a Polícia Civil, a operação teve início na quinta-feira (23/01), com o objetivo retirar das ruas indivíduos envolvidos em crimes de homicídios e tentativas de homicídios decorrentes das disputas entre organizações criminosas rivais. Dentre os presos, quatro são envolvidos no sequestro e homicídio de Walcimara e na morte de Renan.

Delegado Paulo Martins, titular da DEHS.
Delegado Paulo Martins, titular da DEHS. (Foto: Divulgação/PC-AM)

As investigações apontam que os suspeitos torturaram Walcimara com o objetivo de obter dela a informação de quem estaria comercializando entorpecentes no bairro Novo Aleixo. Horas depois, o bando criminoso foi ao local matar os rivais que estavam comercializando drogas, efetuaram diversos disparos e balearam duas pessoas. Um dos disparos atingiu o menino Renan.

Segundo o delegado Paulo Martins, titular da DEHS, após o duplo homicídio a especializada iniciou as investigações em conjunto. “Identificamos alguns deles, incluindo dois foragidos da Justiça. Todos participaram desses dois bárbaros crimes e vão responder por dois homicídios e duas tentativas de homicídio. Nós pudemos observar a periculosidade desse grupo criminoso. Todos têm passagem pela polícia, então foi um excelente trabalho feito pela Delegacia de Homicídios”, disse.

Sobre os mandantes do crime, o delegado afirmou que as investigações continuam para identificá-los e prendê-los. “Os mandantes estão sendo identificados, são pessoas de dentro do sistema prisional que estão envolvidas nesses crimes. Posteriormente, nós vamos representar pela prisão preventiva deles”, afirmou Martins.

Delegado Charles Araújo, adjunto da DEHS.
Delegado Charles Araújo, adjunto da DEHS. (Foto: Divulgação/PC-AM)

Investigações

De acordo com o delegado Charles Araújo, adjunto da DEHS, as investigações iniciaram logo que as equipes foram informadas do assassinato de Walcimara.

“Logo que a gente percebeu que ela havia sido torturada, tínhamos a informação de que alguém queria tirar alguma coisa dela. Fomos surpreendidos na tarde do dia 9 com o ataque que vitimou o Renan, então passamos a investigar os dois crimes. A partir daí, traçamos o perfil das vítimas e fomos informados que a Walcimara tinha sido ameaçada um dia antes de ser morta”, informou.

Sobre a prisão de Anderson, o delegado relatou que o homem não tem ligação direta com a morte de Walcimara e Renan, mas ele é apontado como autor do homicídio de Alexsandro de Souza Reis, o “Gordinho”, ocorrido dia 3 de janeiro na rua Estrela do Amazonas, bairro Tancredo Neves.

“As investigações apontam que Walcimara já teria participado do crime de tráfico de drogas. O Vinicius foi preso pelo crime de porte ilegal de arma de fogo dois dias após o assassinato de Walcimara. As armas serão periciadas para realizar a comparação balística”, disse.

Os indivíduos foram indiciados por dois homicídios qualificados e organização criminosa. A Polícia Civil solicita o apoio da população para denunciar a localização dos dois foragidos. Denúncias podem ser feitas pelo 181.