Mais de 200 servidores do sistema de segurança participam de debate sobre medidas de combate à corrupção

Mais de 200 servidores da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Departamento de Trânsito do Amazonas (Detran–AM) participam do 3º Ciclo de Palestras da Corregedoria Geral da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM). A programação teve início na tarde desta quinta-feira (1º/03) no Centro de Convenções Vasco Vasques, situado no bairro Flores, na zona centro-sul de Manaus.
O objetivo do Ciclo de Palestras é promover intercâmbio de conhecimentos entre os profissionais da área sobre assuntos relacionados à segurança. Durante a programação, que segue até esta sexta-feira (2/3), estão sendo abordados os seguintes temas: “Direitos e Deveres dos Servidores Públicos”, “Procedimentos Militares no Âmbito da Justiça Militar”, “Combate à Corrupção” e “Segurança Pública no Brasil”. “Ultrapassando atividade da Corregedoria ampliando sua ação para a função educativa, promovendo o conhecimento, a prestação do serviço melhora consideravelmente. A participação social nas denúncias é na fonte primária no combate a corrupção e esse é um dos principais temas desse evento”, disse a Corregedora Geral do Sistema de Segurança do Amazonas, Iris Trevisan.
Para a servidora do Detran-AM, Cíntia Pinheiro, a capacitação é uma forma de expandir o conhecimento e também mostrar o trabalho que a corregedoria vem fazendo, mas que algumas pessoas ainda não tem conhecimento. “O Ciclo de Palestras é importante porque ele qualifica o profissional na área e nós servidores do sistema de segurança precisamos estar sempre atualizados”, acrescentou Pinheiro.
A palestra de abertura foi realizada pelo procurador da Procuradoria Geral do Estado (PGE), Júlio Brandão. O procurador de justiça falou sobre Direitos e Deveres dos servidores Públicos. “É um tema importante principalmente no momento em que o país vive. Quando você fala de polícia, mais ainda, principalmente se você leva em consideração que o próprio estatuto prevê inúmeras condutas que são proibidas e uma delas é a própria corrupção”, reforçou Brandão.
Segundo dia – Na sexta-feira (02/03), o evento contará com a presença do Conselheiro Nacional do Ministério Público, Silvio Amorim, do ex-superintendente da Polícia Federal no Amazonas, Mauro Spósito, do Diretor do Instituto Integrado de Ensino de Segurança Pública (Iesp), Jatniel Januário e de Antônio Gelson da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).
FOTO: VALDO LEÃO/SECOM