Gabinete de Gestão Integrada (GGI)

O Gabinete de Gestão Integrada (GGI) é um fórum deliberativo e executivo coordenado pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) e composto por representantes dos órgãos que atuam na área da segurança pública, atuando por consenso em regime de mútua cooperação e sem hierarquia. O GGI tem como premissa integrar sistematicamente os órgãos e instituições federais, estaduais e municipais atuantes na segurança pública, justiça criminal e sistema prisional.

É um instrumento importante e eficaz na solução de problemas comuns à sociedade, reduzindo tempo e recursos no planejamento e execução de operações que antes eram feitas isoladamente, e com pouco resultado. É importante também porque opera por consenso, sem hierarquia e respeitando a autonomia das instituições que participam do colegiado.

Implantado em março de 2005 pela Lei Delegada 59, que dispõe do Regimento Interno da SSP, e seguindo diretrizes do Ministério da Justiça, o GGI tem como membros natos, os órgãos citados a seguir:

• Secretário de Estado de Segurança Pública
• Comandante-Geral da Polícia Militar
• Delegado-Geral da Polícia Civil
• Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros
• Diretoria do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas
• Superintendente Regional da Polícia Federal
• Chefia do 3º Distrito Regional de Polícia Rodoviária Federal
• Secretário de Estado da Justiça e Direitos Humanos
• Representante da Secretaria Nacional de Segurança Pública/Ministério da Justiça
• Secretário Municipal de Defesa Civil e Diretoria Municipal de Trânsito.
Em quase oito anos de atuação no Amazonas, o GGI já intermediou centenas de reuniões complexas, como as reintegrações de posse, e atua em grandes eventos como o Festival Folclórico de Parintins, anualmente. Durante esse período, foram instalados GGIs municipais em Manaus, Itacoatiara, Parintins e Rio Preto da Eva.

Email: ggi@ssp.am.gov.br