Formando Cidadão

Criado em dezembro de 1997, inicialmente, atendia os moradores de rua de Manaus, mas ganhou uma nova roupagem e passou a trabalhar com jovens de todas as classes sociais. O programa é um exemplo do empenho da Polícia Militar em atividade de cunho social. Quase 10 mil meninos de 12 a 17 anos foram livres da ociosidade desde então. As vagas são concorridas e para integrar esse seleto grupo é necessário estar matriculado regularmente em uma unidade educacional, ter boas notas e bom comportamento.

As atividades são realizadas de segunda à sexta, sempre pela manhã (7 às 11h30), em 10 unidades da Polícia Militar em Manaus – nos Comandos de Policiamento das áreas Norte, Leste, Sul e Oeste, 15ª Cicom, 17ª Cicom, 26ª Cicom, 1ª Batalhão de Choque, ONG Violeta e Comando Geral. No interior do Estado o Formando Cidadão atua nos municípios de Rio Preto da Eva, Iranduba, Itacoatiara e Manacapuru.

As ações coordenadas por policiais militares são variadas entre práticas esportivas, recreativas, passeios culturais, assistência social e psicológica. As atividades incluem ainda noções de cidadania, disciplina militar, reforço escolar, prevenção às drogas, educação física e artes.

Para proporcionar também a participação dos meninos em cursos profissionalizantes, a coordenação do programa firmou parcerias com diversas empresas públicas, privadas e Organizações Não-Governamentais (ONG). O Senai, por exemplo, disponibiliza ao ‘Formando Cidadão’ cursos de desenho e pintura, mecânica de bicicletas, almoxarife, assistente administrativo, marcenaria de pequenos objetos de madeira, informática básica, eletricista de automóvel entre outros.

CORONEL PM WANDERLEY YOKOYAMA
Coordenador do Formando Cidadão
Contatos
Email:pfc.pmam@hotmail.com
Telefone: (92) 8842-1931 (funcional)