Fera cumpre decisão judicial e transporta 14 cilindros de oxigênio

A Polícia Civil do Amazonas cumpriu, na manhã deste sábado (16/01), decisão judicial que determinou a busca e apreensão de cilindros de oxigênio nas instalações da White Martins e entrega do insumo à Sociedade Portuguesa Beneficente do Amazonas. A operação foi conduzida pelo Grupo Força Especial de Resgate e Assalto (Fera) e retirou da empresa 14 cilindros para abastecerem os leitos do hospital.

14 cilindros foram retirados para abastecerem os leitos do hospital.
14 cilindros foram retirados para abastecerem os leitos do hospital. (Fotos: Divulgação/SSP-AM)

A White Martins não havia obedecido à ordem judicial anterior e, no final da tarde de ontem, o juiz plantonista cível Cezar Luiz Bandiera determinou a apreensão do insumo em quantidade “suficiente para manter o funcionamento mínimo do hospital”.

A decisão do magistrado considerou o apelo da unidade de saúde, informando haver apenas sete cilindros para atendimento aos pacientes. De acordo com o delegado Juan Valério, coordenador do Fera, a decisão teve caráter de urgência sob o risco de haver mortes de pacientes.

(Fotos: Divulgação/SSP-AM)

“Adentramos à empresa e trouxemos os 14 cilindros para os profissionais de saúde darem continuidade ao tratamento dos pacientes. Eles são verdadeiros heróis”, afirmou o delegado.

Juan Valério destacou o trabalho policial e disse que todo o efetivo está trabalhando ininterruptamente há 72 horas. “Estamos sem sentir cansaço, pois esse é o trabalho mais gratificante que já realizamos em todo esse período de nossa unidade”, disse.

Apelo 

O coordenador do Fera pediu às pessoas que estão fazendo doações que procurem as autoridades competentes, como a Defesa Civil e outros órgãos, que saberão direcionar a doação para onde há maior necessidade.

(Fotos: Divulgação/SSP-AM)

“Da nossa parte, podem contar com o apoio do Grupo Fera para fazer qualquer tipo de escolta de insumos. Sabemos que pode ocorrer algum tipo de problema, principalmente quanto à possibilidade de quebrar o toque de recolher. Caso alguém queira fazer doação e esteja no período em que a circulação está restrita, nos acione. Estamos com a equipe 24 horas por dia para fazer o transporte com segurança e sem quebrar o decreto em vigor”, afirmou.