Acessibilidade

Delegado Rodrigo de Sá

Rodrigo de Sá Barbosa

 

Delegado da Polícia Civil desde 2011, pertencente a 2ª classe, foi titular do 5° Distrito Integrado de Polícia (DIP), do 1° DIP, 20° DIP, Seccional Oeste e 10° DIP. De 2003 a 2011, Rodrigo Sá ocupou cargo de agente de apoio administrativo e agente técnico jurídico no Ministério Público do Estado do Amazonas (MPE-AM).

Foi diretor técnico do Detran de 2017 a 2018 e assumiu a direção geral do órgão na gestão do governador Wilson Lima. Rodrigo de Sá é graduado em Ciência da computação pela Universidade de Tecnologia do Amazonas (Utam), em 2004, é bacharel em direito pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), em 2006. É pós-graduado em gestão pública pela Universidade Estadual do Amazonas (UEA) e em direito penal e processo penal pela Escola Superior Batista do Amazonas em 2011.

No exercício de sua atividade policial, Rodrigo de Sá foi Delegado Titular de inúmeras Delegacias espalhadas por todas as zonas da cidade, absorvendo, portanto, conhecimento amplo sobre a realidade da segurança pública em vários bairros e regiões de Manaus. Participou ativamente da implantação do Programa Ronda no Bairro, no âmbito da Polícia Civil, nos anos de 2013 e 2014, bem como realizou e coordenou incontáveis Operações Policiais, com destaque especial para a Operação Esplendor e Operação Sexta-Feira 13, ambas com grande notabilidade e ênfase na mídia local.

Encabeçou projetos, coordenando ações na Polícia Civil, especialmente o Sistema de Peticionamento Eletrônico para Delegados de Polícia, a implementação da Audiência de Custódia, e o Sistema de Remessa Eletrônica dos Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO’s) à Justiça, dentre outros.

Quando esteve à frente da Diretoria Técnica do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas – DETRAN/AM, foi um dos responsáveis pelo projeto de mudança da sede do Órgão e idealizador do projeto de mudança da Identidade Visual, trazendo em seu bojo aspectos como efetividade, transparência, modernidade e progresso.

Lançou a CNH Digital, importante ferramenta para os usuários/condutores do Detran Amazonas, disponível de forma gratuita a partir de fevereiro de 2018, assim como iniciou o processo de adaptação dos sistemas e futura implementação do CRLV eletrônico.

Implementou normas de controle e sistemas de segurança, ampliando o controle biométrico de provas também para as aulas teóricas e práticas, sendo, também, o criador do projeto de aplicação de telemetria nas aulas e provas práticas, a ser implementado em breve.