Acessibilidade

Ten Cel Klinger Paiva

O tenente-coronel da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), Klinger Paiva, é o atual secretário executivo adjunto de Operações (Seaop) da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM). O decreto de nomeação, assinado pelo governador Wilson Lima, foi publicado no Diário Oficial do Amazonas no dia 21/08.

Klinger Paiva retorna ao cargo que já foi ocupado por ele entre fevereiro e setembro de 2018.

Experiência

Klinger Paiva entrou na Polícia Militar em 1999. Seu curso de Formação de Oficiais (CFO) foi no Ceará. Atuou como aspirante na 5ª Companhia Interativa Comunitária (5ª Cicom) e nas Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam), batalhão esse do Comando de Policiamento Especializado (CPE) onde permaneceu até se tornar major.

Em seguida, ainda como major, atuou como coordenador da Força Tarefa da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas de 2013 até 2014. Klinger Paiva já assumiu a função de coordenador de operações da Secretaria Executiva Adjunta de Operações (Seaop), vinculada à SSP-AM, de janeiro a outubro de 2015.

O tenente-coronel Klinger Paiva já possui experiência como secretário executivo adjunto, onde desempenhou a função durante três ocasiões, duas delas na Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), de outubro de 2015 a julho de 2016, e de janeiro de 2017 a janeiro de 2018; e na Secretaria Executiva Adjunta de Operações (Seaop), de janeiro a setembro de 2018, retornando agora para cumprir esta função novamente.

Klinger Paiva ainda desempenhou as funções de subcomandante do Comando de Policiamento Ambiental, entre agosto a dezembro de 2016, e como comandante da Força Tática do Comando de Policiamento Metropolitano (CPM) de setembro a dezembro de 2018. Em janeiro de 2019, Klinger Paiva começou a atuar na Seai da SSP-AM.