Acessibilidade

Cel PM Hildeberto de Barros Santos

Coronel Hildeberto Santos

O coronel da Polícia Militar do Amazonas, Hildeberto de Barros Santos, assumiu a Corregedoria Geral do Sistema de Segurança Pública do Amazonas em setembro de 2018, na gestão do governador Amazonino Mendes, e permaneceu no cargo, em janeiro de 2019, na gestão do governador Wilson Lima. Ele é graduado em Direito e tem mais de 20 anos como oficial.

No Estado, Hildeberto já foi comandante da Politur do Batalhão de Policiamento Especializado (BPE), chefe da Assessoria Institucional, subcomandante do 5º Batalhão de Polícia Militar (BPM), Adjunto a Adjucância Geral, comandante do Núcleo de Implantação do Presídio Militar e diretor da Diretoria de Capacitação Profissional, chefe da Seção de Justiça e Disciplina da Diretoria de Pessoal.

Também foi comandante da 5ª Companhia Independente de Polícia Militar em Boca do Acre, chefe da 1ª seção (PM-1) do Estado Maior Geral, diretor da Diretoria de Justiça e Disciplina, comandante da Companhia Tático Móvel do 5º BPM, subcomandante da 2ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), comandante das 1ª, 5ª e 15ª Cicoms e chefe do Centro de Suprimento.

Formação acadêmica – Hildeberto é graduado em Direito pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Além disso, possui certificações no Curso Intensivo de Formação de Oficiais PM-PMPA, curso de aperfeiçoamento em Administração Hospitalar e curso de Integração dos Princípios de Direitos Humanos e Direito Internacional Humanitário no Treinamento e Atuação da Polícia Militar pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha e Polícia Militar de Rondônia.

Outros cursos no currículo do corregedor são o de Polícia Judiciária Militar no Rio Grande do Norte, Especialização em Segurança Pública na Paraíba, Especialização em Gestão e Tecnologias Educacionais, também na Paraíba, e curso Superior de Polícia na Academia Cel Walterler no Rio Grande do Norte.

Com 27 anos na Polícia Militar em fevereiro, o corregedor é instrutor de Direito Penal, Direito Administrativo, Penal Militar e de Processo Penal Militar em cursos de formação e especialização na corporação. Hildeberto também é autor do Manual de Sindicância Disciplinar.