Cel PM Franciney Machado Bó

O coronel da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), Franciney Machado Bó, é o atual Corregedor-Geral do Sistema de Segurança Pública do Amazonas. (SSP-AM). O decreto de nomeação, assinado pelo governador Wilson Lima, foi publicado no Diário Oficial do Amazonas no dia 30/08/2021.

Bacharel em Segurança Pública pela Academia de Polícia Militar Gen Edgard Facó e em Direito pela Universidade Cruzeiro do Sul, possui Pós-graduação em Política e Estratégia pela Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra e também em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Cruzeiro do Sul. Possui Mestrado em Ciências Policias de Segurança e Ordem Pública pelo Centro de Altos Estudos de Segurança em São Paulo. Possui diversos cursos de especialização na área de segurança pública e na área jurídica.

Experiência

Ingressou na Polícia Militar em 1994 e como Oficial Subalterno comandou diversas subunidades na capital podendo destacar sua passagem pelo 1°BPM – Batalhão de Policiamento de Rádio Patrulha(BPRP), na Companhia de Policiamento “Cosme e Damião”, no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP) onde foi Oficial subalterno ao Corpo de Alunos e Instrutor. Foi chefe da SCom do Centro de Suprimento e Manutenção (CSM).

No interior Franciney Bó foi comandante do 3º Pelotão da 1º Companhia Independente de Polícia Militar (1ªCIPM) de Maués, acumulando a função de chefe da Delegacia de Polícia Civil de Maués e desempenhou atividades na 1ª Companhia Independente de Polícia Militar, em Parintins. Atuou na 4ª Companhia Independente de Polícia Militar (4ªCIPM), foi chefe da Delegacia de Polícia Civil de Tapauá. Foi comandante da 10ª Companhia Independente de Polícia Militar (10ª CIPM), em Maués,

Ainda como 1º Tenente atuou como Ajudante de Ordens do Presidente do TJAM. Além disso, passou pela 6ª Companhia Interativa Comunitária e 1ª Companhia Interativa Comunitária.

Como capitão, de 2006 até 2012, foi subcomandante da 2ª Companhia Interativa Comunitária (2ªCicom), integrou a 5ª Companhia Interativa Comunitária (5ªCICOM) e o Comando de Policiamento de Área Oeste. Chefe da Seção de Operações do Comando de Policiamento do Interior (CPI) e subcomandante do Batalhão da Força Tática.

A partir da promoção de major, em 2012, até atualmente, o coronel Franciney Bó passou por diversas unidades, possuindo uma vasta experiência. Exerceu a  Chefia da Seção de Operações do Comando de Policiamento Especializado (CPE), Subdiretor da Diretoria de Capacitação e Treinamento (DCT); Batalhão de Policiamento de Guardas; Comandante do Comando de Policiamento de Área Leste e, antes de ser nomeado a Corregedor Geral, foi Coordenador de Planejamento e Gestão Integrada, função que exerceu de 2019 até 2021.

Uma vasta experiência profissional trabalhando em unidades operacionais da capital, interior e especializadas, no setor ligado ao planejamento de operações policiais (3ªSeção ou P-3), tendo na Copa da Confederações de 2013, atuado como observador policial da PMAM nas ações desenvolvidas durante a realização dos jogos na cidade de Fortaleza-CE.

Na Copa do Mundo FIFA 2014 atuou como responsável pelo planejamento das forças de pronta resposta integrada e como Chefe da Equipe de Negociadores. Atuou também em várias ocorrências críticas, seja como membro do Gabinete de Crises ou até mesmo como Negociador. Foi Subchefe e Chefe da Seção de Planejamento de Operações do Estado-Maior Geral da PMAM (PM-3), sendo representante da PMAM no Centro Integrado de Comando e Controle em diversas operações e eventos.