Delegada Emília Ferraz Carvalho Moreira

A nova delegada-geral da Polícia Civil do Amazonas, Emília Ferraz Carvalho Moreira, assumiu o cargo no dia 21 de fevereiro de 2020.

Primeira mulher a comandar a Polícia Civil do Amazonas, a delegada de carreira Emília Ferraz Carvalho Moreira é formada em Direito pela Universidade Federal do Piauí. Possui especialização em Segurança Pública, pela Universidade Nilton Lins e mestrado também em Segurança Pública pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Natural de Teresina, no Piauí, Emília Ferraz ingressou na instituição em dezembro de 2001, após aprovação em concurso público.

A primeira lotação foi no 18º Distrito Integrado de Polícia (DIP), no bairro Novo Israel. Atuou também no 12º e 20º DIPs e Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Veículos (DERFV). Exerceu função no Departamento de Polícia do Interior (DPI) e Departamento de Administração e Finança (DAF).

Em 2008, foi designada para assumir a direção do Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), sendo a primeira mulher a responder pela diretoria daquele departamento. A delegada ficou à frente do DRCO por quase cinco anos, até ser convidada para assumir a função de corregedora-auxiliar e, posteriormente, corregedora-geral adjunta na Corregedoria-Geral do Sistema de Segurança Pública, onde atuou em casos complexos, como o massacre ocorrido em janeiro de 2017, durante rebeliões no sistema prisional do estado.

Emília Ferraz ocupou ainda o cargo de chefe de gabinete da Polícia Civil. Em março de 2019, a delegada recebeu o título de Cidadã do Amazonas pelos relevantes serviços prestados para a população. Mais recentemente, a autoridade policial vinha atuando como presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia de Carreira do Amazonas (Sindepol-AM).