CPA Sul reforça ações sociais no combate à criminalidade

Com 18 bairros e uma população de cerca de 300 mil pessoas atendidas por cinco Companhias Interativas Comunitárias (Cicoms), o Comando de Policiamento de Área (CPA) Sul, da Polícia Militar, segue reforçando as ações sociais no combate e prevenção à criminalidade. É da unidade a responsabilidade pelo policiamento no Centro da cidade, a área comercial de maior movimento da capital amazonense.

De acordo com o comandante do CPA, tenente-coronel Leandro Benevides, todas as Companhias Interativas participam do projeto “Ronda Escolar”, trabalhando preventivamente nas proximidades de 39 unidades de ensino.

Na sede do CPA Sul funciona o projeto “Formando Cidadão”, com atividades voltadas para crianças e adolescentes sob a supervisão de um policial militar. “Também aqui desenvolvemos as atividades do Proerd, que é o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência”, disse Benevides.

Ainda conforme o comandante, visitas comunitárias ajudam a fortalecer o policiamento ostensivo e preventivo. “A filosofia é ‘Cidade Vigilante, PM Atuante’, com a ideia de segurança sendo multiplicada. Para isso, os policiais orientam a população com dicas de segurança, por exemplo, inclusive no Centro da Cidade, por onde milhares de pessoas passam diariamente”, disse.

Centro – Além do policiamento rotineiro, com viaturas de quatro rodas, o CPA Sul conta com ações de ciclopatrulhamento e policiamento a pé no Centro da cidade. “Esse formato nos dá agilidade no atendimento às demandas naquela área”, disse o tenente-coronel.

Além do Centro, fazem parte do raio de atuação do CPA Sul os bairros Betânia, Cachoeirinha, Colônia Oliveira Machado, Crespo, Distrito Industrial 1, Educandos, Japiim, Morro da Liberdade, Nossa Senhora Aparecida, Petrópolis, Praça 14 de Janeiro, Presidente Vargas, Raiz, Santa Luzia, São Francisco, São Lázaro e Vila Buriti.

Homenagens – Para incentivar o trabalho dos policiais, o CPA Sul começou a homenagear os militares das Cicoms que se destacarem durante o mês. No final de março, foram homenageados dez policiais, sendo dois de cada Cicom.

“Homenageamos os policiais com diploma de reconhecimento e brindes, bem como pessoas da sociedade que contribuem com o trabalho da Polícia Militar, e oficiais da corporação e da área de Segurança Pública como um todo”, explicou o comandante do CPA Sul.

Linha Direta – Além do 190 e do 181, moradores da zona sul de Manaus podem ligar diretamente para os telefones dos supervisores de área das Cicoms, 24 horas por dia, em casos de acionamento policial e denúncias.

1ª Cicom: 98842-1756

2ª Cicom: 98842-1621

3ª Cicom: 98842-1549

7ª Cicom: 98842-1570

24ª Cicom: 98842-1548

FOTOS: Erikson Andrade / SSP-AM