CPA Leste dá início a projetos de escotismo, palestras e artes marciais

Escotismo, palestras e artes marciais estão entre os projetos já em andamento ou prontos para serem iniciados pelo Comando de Policiamento de Área Leste (CPA Leste), da Polícia Militar do Amazonas (PM). Responsável pelo policiamento na área de maior abrangência da capital amazonense, o Comando tem aliado essas atividades com o reforço nas estratégias e policiamento e as visitas comunitárias para ajudar na prevenção à criminalidade.

“Nosso alvo são as escolas mais problemáticas, onde a evasão escolar é grande e há uma incidência criminal”, explicou o comandante do CPA Leste, tenente-coronel Cledemir Silva. Dois projetos, o do escotismo e o das palestras, estão aguardando apenas a confirmação dos gestores das escolas.

De acordo com o oficial da PM, na área de abrangência do CPA Leste há um aliciamento forte por parte dos criminosos junto aos estudantes da rede pública de ensino. “Diante desta realidade, os gestores têm nos pedido que entremos com ações sociais”, disse Cledemir Silva. No caso das palestras, serão abordados temas como bullying, violência nas escolas, violência doméstica, tráfico de entorpecentes e outros temas ligados à Segurança Pública.

Artes marciais – Um dos projetos em andamento na área do CPA Leste é o de Jiu-jítsu, desenvolvido pelos policiais da 30ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom). Além dos treinos que atendem crianças e adolescentes dos bairros Jorge Teixeira e João Paulo, os policiais se dedicam a ministrar palestras sobre prevenção das drogas, o respeito aos pais, frequência e dedicação na escola.

“Nesse projeto, temos menores que estavam abandonados pela família, outros que eram delinquentes e agora estão envolvidos com o projeto. Nós procuramos mostrar que há um futuro melhor e que o envolvimento com as drogas só vai levar a uma vida curta”, afirmou o comandante, destacando a participação de alguns jovens em competições, inclusive com a conquista de medalhas.

Aproximação da comunidade – Uma das estratégias do Comando é o policiamento comunitário. Nas visitas diárias às comunidades, os policiais divulgam os números de contato direto com as viaturas e as Cicoms como uma alternativa ao 190, da Polícia Militar, para diminuir o tempo de resposta às ocorrências.

O CPA Leste abrande as áreas atendidas pela 4ª, 9ª, 11ª, 14ª, 25ª, 28ª, 29ª e 30ª Cicom, atendendo a todos os bairros da zona leste da capital amazonense.

Linha direta das Cicoms do CPA Leste
4ª Cicom: 98842-1547
9ª Cicom: 98842-1892
11ª Cicom: 98842-1726
14ª Cicom: 98842-1719
25ª Cicom: 99278-8610
28ª Cicom: 98842-1460
29ª Cicom: 98842-1994
30ª Cicom: 98842-1716

FOTOS: THIAGO RIBEIRO / SSP