Anexo da Delegacia da Mulher será transformado em delegacia no bairro Cidade de Deus

 

O anexo da Delegacia Especializada em Crimes Contra a Mulher (DECCM), no bairro Cidade de Deus, zona norte, será transformada em delegacia independente, anunciou nesta sexta-feira (16/03) o vice-governador e secretário de Segurança, Bosco Saraiva. A mudança deve trazer maior independência e melhorar a prestação de serviços e do atendimento às mulheres vítimas de violência na zona que concentra a maior parcela dos casos na capital.

Nesta sexta-feira, a delegacia-anexo encerrou a programação especial do Mês da Mulher, com atendimentos nas áreas de cidadania e saúde. Segundo a delegada responsável, Andrea Nascimento, esse mês de mobilização e orientação para o combate à violência doméstica contra a mulher resultou no crescimento de boletins de ocorrência em torno de 30%.

“O registro de boletins de ocorrência aumentou nesse período e isso mostra a importância dessa ação. A violência doméstica é progressiva. Dificilmente, ela já inicia com violência física. Quando a mulher vem notificar, é muito normal que ela denuncie crimes como as injúrias, ameaças e as lesões corporais”, disse a delegada.

Desde janeiro, a Delegacia-Anexo da Mulher da Cidade de Deus funciona com o Serviço de Apoio Psicossocial da Mulher (Sapem), oferecendo atendimento psicossocial além do criminal. Criada há três anos, a delegacia possui registro de boletins de ocorrência 24 horas, além de possuir veículos e equipes de policiais civis para a condução dos casos. A transformação em delegacia fortalecerá ainda mais o trabalho.

“Os números nos preocupam muito. Estamos cuidando, justamente, da conscientização e eventos como esse, ajudam no esclarecimento e exercício da cidadania e contribuem com a reestruturação dessa delegacia, que se tornará uma delegacia titular para cuidar dos casos da mulher somente aqui dessa região. Com essas ações, o programa ‘João e Maria’, que vai às comunidades, temos muita fé de que os índices de violência contra a mulher baixarão”, disse Bosco Saraiva.

Para a delegada Andrea Nascimento, tornar a DECCM-Anexo em delegacia titular é uma medida que trará maior efetividade à Lei Maria da Penha na região norte de Manaus. “Representa a efetividade da Lei Maria da Penha. A zona norte é a de maior incidência de violência doméstica. Sendo que a Cidade de Deus é a de maior incidência. Então, quando a vítima passa a entender que tem uma delegacia específica, ela vai se empoderar, vai buscar os seus direitos e todos os mecanismos para romper com esse ciclo de violência”, enfatizou.

Números – Ano passado, Manaus registrou 6.125 casos de violência doméstica contra mulheres, um crescimento de 15% casos na comparação com 2016, quando foram registrados 5.304 casos. Em janeiro deste ano, a capital teve 264 registros de violência doméstica contra a mulher.

FOTOS: BRUNO ZANARDO/SECOM